PARTILHAR

Como interpretar uma análise de sangue

Como interpretar uma análise de sangue

As análises de sangue são uma das provas diagnósticas mais usadas para determinar o estado de saúde de uma pessoa. Às vezes vemos os resultados e não entendemos o que significa ter um valor alto ou baixo. Por isso, em umComo.com.br explicamos como interpretar uma análise de sangue.

Também lhe pode interessar: Como é feito o exame toxicológico
Passos a seguir:
1

O habitual é que tiramos sangue para analisar nossa bioquímica (verde) e hemograma (violeta). Vamos ver os diferentes parâmetros que resultam de cada amostra.

Dica: Acesse esse artigo e descubra se pode ter relação antes de fazer exame de sangue, assim como outras recomendações para fazer hemograma!

2

Dentro da área de bioquímica podemos encontrar:

  • Glicose: Valores normais: de 70 mg/dl a 120 mg/dl. Para que esse valor tenha validade, a análise deve ser feita em jejum. Quando se obtêm valores superiores a 120 mg/dl, seu médico de família deverá fazer mais provas para descartar ou confirmar o diabetes.
  • Creatinina: Valores normais: de 0,4 a 1,2 mg/dl. Se você apresenta níveis altos de creatinina, isso pode indicar patologia renal, no entanto pode ser devido a processos em pessoas musculosas ou com desidratação.
  • Bilirrubina: Valores normais: de 0 a 1,1 mg/dl. Níveis altos são sintoma de obstrução por pedras na vesícula ou danos no fígado.
  • Ácido úrico: Valores normais: de 3,5 a 7,2 mg/dl. Apresentar valores altos deste parâmetro costuma ser por causa de uma alimentação rica em proteínas (carne, pescado azul ou marisco).
  • Transaminases: Valores normais de GGT: de 11 a 50 Ou/L; GOT: de 0 a 37 Ou/L; GPT: de 0 a 41 Ou/L. São indicadores de problemas no fígado quando apresentam valores altos, isto é comum em alcoólatras, onde se eleva mais a GGT.
  • Ferro: Valores normais: de 70 a 140 mg/l. Valores diminuídos de ferro costumam indicar anemia.
  • Ferritina: Valores normais: de 15 a 150 nanogramas/ml em mulheres, e de 15 a 300 ng/ml em homens. Valores altos podem ocorrer devido a doenças hepáticas ou por transfusões frequentes de eritrócitos. Valores baixos podem indicar: anemia ferropênica, sangramentos menstruais abundantes ou absorção deficiente de ferro por patologia intestinal.

Sugestão: O que é anisocitose - Causas e valores

3

Sobre o hemograma:

  • Hemácias: Valores normais: Mulheres: 4,2 - 5,6 milhões/mm³. Homens: 4,8 - 6,2 milhões/mm³. Valores altos podem ser por tabagismo, insuficiência respiratória ou por viver em lugares com muita altura sobre o nível do mar. Níveis baixos podem ser por hemorragias e anemias.
  • Leucócitos: Valores normais: de 4500 a 10600/ml. Quando apresentamos valores altos costuma ser por infecção. Níveis baixos por consumo de antibióticos, patologia renal ou metabólica ou falha na medula.
  • Hemoglobina: Valores normais: Homem: de 13,8 a 17,2 g/dL. Mulher: de 12,1 a 15,1 g/dL. As alterações têm as mesmas causas das hemácias.
  • Volume Corpuscular Médio (CMV): Valores normais: de 80 a 97 fl. É o tamanho dos glóbulos vermelhos. Um nível alto pode ser devido a baixos níveis de ferro. Um nível baixo por déficit em vitamina B12, ácido fólico ou alcoolismo.
  • Hematócrito: Valores normais: Homens: de 40,7 a 50,3%. Mulheres: de 36,1 a 44,3%. Depende também da altitude da zona de residência. Valores baixos podem ser por anemias ou hemorragias, e valores altos por diarreias ou queimaduras grandes.

Dica: Confira também o que pode ser lipase alta no exame de sangue.

4

Estes resultados normalmente devem ser analisados pelo seu médico de família, que resolverá qualquer dúvida que você tenha sobre sua análise de sangue.

Saiba também: Quais são os valores normais de eosinófilos no sangue

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como interpretar uma análise de sangue, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Se as informações o ajudaram de a sua opinião.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
loy
boa noite tenho uma duvida como interpretar uma analise de sangue ontem fui fazer analise de sangue e fui buscar hoje abri apareceu valor de referencias a dizer 19 aos 70anos:0,4-4,2 >70anos: 0,4-8,0 gravidez: 1 trimestre:0,100-2,5 2 trimestre:0,200-3,0 3 trimestre: 0,300-3,0 percebe o que q significa isso
graça lima
o artigo é muito esclarecedor.
fabiane cristina da silva
levei o resultado do exame da minha filha pro pediatra ela disse que minha filha ta com anemia cronica ela tem um ano e sete meses e perigoso pode causar neusemia estou preocupada globulos vermelhos 4.63 hemoglobina 10.7 hematocrito 32.8 % v.c.m 70.8 h.c.m 23.1 c.h.c.m 32.6 rdw 17.1%
juliana
as plaquetas do meu filho que esta com 2 anos esta 470.000/mm3 o medico disse que esta normal, mas o valor de referencia é de 150.000 a 450,000 não é uma diferença muito grande?
Cynthia Sousa
Ola, tenho uma duvida que talvez, vocês possam me ajudar.Fiz um exame de Transaminase oxalacetica e transaminase piuvica. Os dois deram muito alterados. Tgo 80U/L e Tgp 119 U/L. Pelo pouco que pesquisei, me parece que a elevação desses exames podem ser causados por hepatite ou abuso de álcool. Mas como eu nunca bebi bebida alcoólica e, estando gravida a pouco tempo, tomei vacina contra hepatite b, estou um pouco assustado com as outras possibilidades de doenças que encontrei em pesquisas na internet como possível causa da alteração desses exames. Gostaria de saber como abaixar essas taxas e também, que me explicassem se esses valores podem significar doenças hepáticas ou outro tipo de doença. Lembrando que não faco ingestão de álcool. Desde já agradeço pela ajuda.
Sara Viega
Olá Angela, os valores normais dos leucócitos são entre 4500 a 10600/ml. O seu valor está um pouco abaixo, mas não muito. De qualquer forma, é sempre bom mostrar os resultados do exame de sangue ao seu médico, para confirmar se está tudo bem.
Angela
a contagem de 4.200 leucócitos é muito baixo?
Como interpretar uma análise de sangue
Como interpretar uma análise de sangue

Voltar ao topo da página ↑