Como interpretar uma análise de sangue

Como interpretar uma análise de sangue

As análises de sangue são uma das provas diagnósticas mais usadas para determinar o estado de saúde de uma pessoa. Às vezes vemos os resultados e não entendemos o que significa ter um valor alto ou baixo. Por isso, em umComo.com.br explicamos como interpretar uma análise de sangue.

Passos a seguir:
1

O habitual é que tiramos sangue para analisar nossa bioquímica (verde) e hemograma (violeta). Vamos ver os diferentes parâmetros que resultam de cada amostra.

Dica: Acesse esse artigo e descubra se pode ter relação antes de fazer exame de sangue, assim como outras recomendações para fazer hemograma!

2

Dentro da área de bioquímica podemos encontrar:

  • Glicose: Valores normais: de 70 mg/dl a 120 mg/dl. Para que esse valor tenha validade, a análise deve ser feita em jejum. Quando se obtêm valores superiores a 120 mg/dl, seu médico de família deverá fazer mais provas para descartar ou confirmar o diabetes.
  • Creatinina: Valores normais: de 0,4 a 1,2 mg/dl. Se você apresenta níveis altos de creatinina, isso pode indicar patologia renal, no entanto pode ser devido a processos em pessoas musculosas ou com desidratação.
  • Bilirrubina: Valores normais: de 0 a 1,1 mg/dl. Níveis altos são sintoma de obstrução por pedras na vesícula ou danos no fígado.
  • Ácido úrico: Valores normais: de 3,5 a 7,2 mg/dl. Apresentar valores altos deste parâmetro costuma ser por causa de uma alimentação rica em proteínas (carne, pescado azul ou marisco).
  • Transaminases: Valores normais de GGT: de 11 a 50 Ou/L; GOT: de 0 a 37 Ou/L; GPT: de 0 a 41 Ou/L. São indicadores de problemas no fígado quando apresentam valores altos, isto é comum em alcoólatras, onde se eleva mais a GGT.
  • Ferro: Valores normais: de 70 a 140 mg/l. Valores diminuídos de ferro costumam indicar anemia.
  • Ferritina: Valores normais: de 15 a 150 nanogramas/ml em mulheres, e de 15 a 300 ng/ml em homens. Valores altos podem ocorrer devido a doenças hepáticas ou por transfusões frequentes de eritrócitos. Valores baixos podem indicar: anemia ferropênica, sangramentos menstruais abundantes ou absorção deficiente de ferro por patologia intestinal.

Sugestão: O que é anisocitose - Causas e valores

3

Sobre o hemograma:

  • Hemácias: Valores normais: Mulheres: 4,2 - 5,6 milhões/mm³. Homens: 4,8 - 6,2 milhões/mm³. Valores altos podem ser por tabagismo, insuficiência respiratória ou por viver em lugares com muita altura sobre o nível do mar. Níveis baixos podem ser por hemorragias e anemias.
  • Leucócitos: Valores normais: de 4500 a 10600/ml. Quando apresentamos valores altos costuma ser por infecção. Níveis baixos por consumo de antibióticos, patologia renal ou metabólica ou falha na medula.
  • Hemoglobina: Valores normais: Homem: de 13,8 a 17,2 g/dL. Mulher: de 12,1 a 15,1 g/dL. As alterações têm as mesmas causas das hemácias.
  • Volume Corpuscular Médio (CMV): Valores normais: de 80 a 97 fl. É o tamanho dos glóbulos vermelhos. Um nível alto pode ser devido a baixos níveis de ferro. Um nível baixo por déficit em vitamina B12, ácido fólico ou alcoolismo.
  • Hematócrito: Valores normais: Homens: de 40,7 a 50,3%. Mulheres: de 36,1 a 44,3%. Depende também da altitude da zona de residência. Valores baixos podem ser por anemias ou hemorragias, e valores altos por diarreias ou queimaduras grandes.

Dica: Confira também o que pode ser lipase alta no exame de sangue.

4

Estes resultados normalmente devem ser analisados pelo seu médico de família, que resolverá qualquer dúvida que você tenha sobre sua análise de sangue.

Saiba também: Quais são os valores normais de eosinófilos no sangue

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como interpretar uma análise de sangue, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Se as informações o ajudaram de a sua opinião.