Como lavar a quinoa

Como lavar a quinoa
Imagem: cabellosderapunzel.com

Para poder cozinhar e comer a quinoa, é necessário lavá-la bem antes, já que possui elementos prejudiciais para a saúde de animais e humanos. Muito cuidado ao seguir um procedimento rigoroso já que, se não o fizer, sua ingestão pode originar sérios problemas. Siga nossos conselhos sobre como lavar a quinoa e poderá desfrutar de todo o sabor deste rico alimento.

Passos a seguir:
1

Antes de cozinhar a quinoa, faça uma lavagem rigorosa que lhe permitirá remover toda a substância tóxica. Para isso, um bom recipiente e água natural são os elementos mais indicados e apropriados.

2

Antes de mais nada, espalhe-as em um prato e observe-as com atenção. Passe a mão sobre ela e vá detectando as possíveis pedras que podem vir misturadas. Separe-as para começar o procedimento de limpeza da quinoa.

3

Coloque-as em um prato ou recipiente, encha-o de água até cobri-las, lave-as bem nesta água e escorra, a seguir volte a cobrir com água nova e realize o mesmo procedimento. Se possível, continue fazendo isso umas 4-5 vezes para se certificar que está a fazer uma boa e completa limpeza.

4

Em seguida, encha o recipiente com água nova e deixa-as descansar durante aproximadamente uma hora, sem tocá-las nem mareá-las. Desta forma a água exercerá sobre elas uma grande limpeza.

5

Após 1 hora, lave-as bem nesta mesma água e retire-as. Coloque de molho embaixo da torneira e retire de novo da água.

6

Coloque uma panela com água ao fogo até ferver, nesse momento, introduza a quinoa. Deixe-a descansar em água fervendo durante 5 minutos, retire-a e coloque em uma segunda panela de água que supostamente está fervendo junto com a anterior. Após colocar, deixe ferver aproximadamente uns 15 minutos ou até que o grão abrir.

7

Deixe o grão aberto descansar nessa água fervendo. Em seguida, coe e deixe secar à temperatura ambiente. Desta forma terá a quinoa limpa e pronta para cozinhar do seu jeito, sem nenhum problema de saúde.

Veja também: Como fazer farinha de quinoa

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como lavar a quinoa, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Conselhos
  • Limpe muito bem a quinoa antes de ingeri-la, pode ser perigoso se não o fizer.