Partilhar

Como lidar com a saudade de casa

Por Yuri Ferreira. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como lidar com a saudade de casa
Imagem: psicologiamsn.com

Estar longe de casa é uma grande tristeza para muitos, não há dúvidas. Aqueles que estão em outro país, em outro estado ou em outra cidade, de forma passageira ou perene, sabem o quanto dói estar longe das pessoas que você ama e dos lugares em que você se sente bem. Conviver com a saudade de casa é uma missão difícil, e ela exige muita inteligência emocional de quem está sentindo. Nesse artigo de umComo, vamos te ensinar a lidar com a saudade de casa, buscando te dar as melhores dicas para se livrar dessa angústia em seu âmago.

Também lhe pode interessar: Como lidar com o estresse em casa

Lidar com a saudade de casa

É importante, antes de tudo, perceber que certas vezes não podemos lutar contra algumas situações. Quando estamos longe de nossa casa (ou do lugar em que nos sentimos em casa), começamos a sentir saudade de nosso lar. Os primeiros sintomas dessa falta são a depressão, a irritabilidade, a constante nostalgia da sua antiga casa, além de, em certos casos, uma sensação de constante ansiedade, com problemas de foco e estresse. Se você observar que vem adquirindo esses pequenos distúrbios, comece a pensar se é a saudade e a distância do lar que vêm causando isso.

Para lidar com a distância de sua casa, existem várias atitudes. Colocar alguns objetos familiares, de valor sentimental e emocional para você em seu ambiente de moradia pode ser uma atitude bastante útil. Não é saudável lotar o seu novo lar com esses apetrechos, mas uma pequena decoração pode ser interessante.

Também é legal fazer algumas coisas que só tinham em sua antiga casa. Se você ouvia uma valsa enquanto tomava chá em seu lar, repita esse costume para se sentir bem como você se sentia em casa. Além disso, não esqueça de manter contato com os seus familiares através do telefone, videoconferências e mensagens nas redes sociais. Isso matará um pouco a saudade de casa e te fará esquecer um pouquinho dessa distância.

Como lidar com a saudade de casa - Lidar com a saudade de casa
Imagem: casalsemvergonha.com.br

Vencer a saudade de casa

Comece a se conectar com o seu novo ambiente para superar a saudade. Essa é a melhor maneira de se ligar ao novo local e reduzir, ou até extirpar, a saudade do lar. Comece a frequentar ambientes e a conviver com pessoas, busque fazer amigos, descobrir pessoas novas, arranjar novos relacionamentos.

Comece a interagir nos ambientes dos quais você participa. Se você está na faculdade, busque ir às festas e faça amigos em sua sala. No trabalho, busque achar colegas com gostos similares ao seus e também busque conhecer seus vizinhos, que podem te auxiliar a não se sentir tão perdido em seu local de moradia.

Além disso, não se esqueça que é necessário sair da sua zona de conforto e buscar coisas novas. Ficar em sua casa solitário não ajudará à sua superação da saudade de casa. É necessário conhecer as luzes da sua nova cidade e aproveitar o melhor que o seu novo ambiente pode te proporcionar. Adote novos hobbies, conheça bons lugares, aproveite a urbe e compreenda que a saudade de casa não é para sempre e é preciso mudar.

Como lidar com a saudade de casa - Vencer a saudade de casa
Imagem: wallpapercave.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como lidar com a saudade de casa, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário sobre Como lidar com a saudade de casa

Como lidar com a saudade de casa
Imagem: psicologiamsn.com
Imagem: casalsemvergonha.com.br
Imagem: wallpapercave.com
1 de 3
Como lidar com a saudade de casa

Voltar ao topo da página