Partilhar

Como lidar com a síndrome de abstinência do cigarro?

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017

Se você já está em pleno processo de deixar de fumar, a síndrome de abstinência é uma dessas fases que deverá superar e não é um processo nada fácil. De fato, muitas pessoas nesse momento têm recaídas e voltam ao hábito de fumar. Por isso, em umComo.com.br vamos dar alguns conselhos sobre como lidar com a síndrome de abstinência do cigarro, para que possa deixar definitivamente esse hábito prejudicial para sua saúde. Você é a chave do sucesso, nós só damos alguns conselhos para cumprir seu objetivo.

Também lhe pode interessar: Como evitar a síndrome de abstinência
Passos a seguir:
1

Pode tentar superar o desejo irreprimível de fumar dos primeiros dias tentando fazer coisas que goste e que o relaxem, faça uma tarefa que o deixe entretido, beba água aos poucos, masque chiclete, coma alimentos com poucas calorias, pense nesse desejo e respire várias vezes antes de sucumbir e também pode escovar os dentes com uma pasta de sabor intenso.

2

Para suportar melhor o estado de irritabilidade, tente parar e pensar antes de agir, dê um bom passeio, faça algum esporte que você goste e que o relaxe, tome um banho demorado, e procure alguma técnica de relaxamento que seja útil para você.

Para os problemas de concentração derivados, deve tentar dormir mais e melhor, e também praticar algum tipo de atividade esportiva que o canse e queime bastante energia.

3

Se sofre de cefaleias derivadas da ansiedade por fumar, tente evitar o álcool e o café e qualquer atividade que o excite muito, e pratique técnicas de relaxamento, como o yoga ou o pilates.

Para o desejo de comer mais, resultante da sua vontade de fumar, o recomendável é que não coma nada muito calórico, que faça atividade física, que coma mais verduras e frutas, não ingira álcool nem coma doces, deve estar bem hidratado, cozinhar saudável e, entre as refeições deverá comer uma peça de fruta como uma pera ou uma maçã, nada de biscoitos calóricos.

4

Se sofre de insônia causada pelo nervosismo e estresse de deixar de fumar, o melhor é não tomar café nem nenhum tipo de bebida excitante, tome alguma bebida quente como um chá de camomila ou um copo de leite antes de dormir, e faça atividade física que o deixe bem cansado.

Para superar o estado de tristeza e desânimo, tente estar ativo, passeie, faça atividades que lhe agradem, passe um tempo com pessoas que tenham uma influência positiva sobre você, e o distraiam. São simples conselhos que, definitivamente, tornarão mais suportável a crise da síndrome de abstinência.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como lidar com a síndrome de abstinência do cigarro?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário sobre Como lidar com a síndrome de abstinência do cigarro?

Voltar ao topo da página