Como lidar com idosos com demência

Como lidar com idosos com demência

A demência ocorre quando uma pessoa, normalmente, já idosa perde a sua capacidade de pensar e raciocinar. Como consequência, os familiares e demais pessoas próximas devem ter uma série de cuidados no dia a dia. Embora o problema se costume associar com doenças, como o Alzheimer, o paciente pode apresentar os sintomas de forma isolada. Para o ajudar a entender melhor a como lidar com idosos com demência confira as dicas que o umComo.com.br tem para dar sobre o assunto.

Passos a seguir:
1

O primeiro passo para lidar com idosos com demência de modo adequado é sabendo os sintomas que costumam acompanhar o problema. Estar precavido sobre eles vai facilitar o convívio da pessoa com os demais, além de oferecer a ela melhor qualidade de vida. A demência é um quadro progressivo, ou seja, não tem cura e evolui com o tempo. O ritmo da deterioração e a forma como age um idoso com demência varia em cada caso. De qualquer forma, é essencial adaptar-se à nova situação.

Veja também quais são os tipos de demência no nosso artigo.

2

Um dos sinais mais típicos da demência é a perda de memória, o que faz com que o paciente faça a mesma pergunta várias vezes, não se lembre de onde deixou objetos, nem consiga armazenar informações recentes e se esqueça até mesmo do que acabou de fazer e do nome das pessoas mais próximas. Por isso, é fundamental ter paciência e não levar para o lado pessoal situações que possam ocorrer. Outro sintoma comum é a mudança de humor, o que faz o idoso tornar-se mal-humorado a alegre em uma questão de pouco tempo.

3

Quem está demente fica ainda desorientado, sem saber onde está, que dia é, ano ou horário. A sua personalidade também pode sofrer alterações e o idoso apresentar um tipo de comportamento que não possuía, como se tornar desconfiado, assustado, ansioso e mesmo agressivo, o que pode levar a crises de violência. No momento em que ele se torna violento é quando deve haver os principais cuidados, incluindo, deixar o lugar onde ele fica sem objetos que podem machucá-lo ou que possa pegar para ferir os outros. Também é importante que o local onde ele fique seja bem ventilado e que haja espaço para que possa circular, mas sem aparentar uma prisão.

4

Já nas crises de agressividade é necessário falar pouco com ele, sendo objetivo, retirar pessoas diferentes do local e não o segurar demais ou prendê-lo. O idoso com demência também pode sair de casa e ficar perambulando, colocando a sua vida em risco. Por tudo isso, é necessária a presença de uma pessoa a todo o momento em sua companhia. Muitas vezes, contratar um profissional experiente é preciso, conforme o grau de demência, ou ter duas pessoas próximas que possam estar sempre com o idoso. Em alguns casos, é preciso dar banho no paciente, trocar as suas roupas, alimentá-lo.

5

Outras dicas para lidar com quem sofre de demência é dar preferências às frases mais simples e curtas, usar gestos para ajudar na compreensão quando necessário e incentivar a prática de atividades físicas leves, que fortalecem o sistema cardiovascular, além de ser importante a idosos que permanecem muito tempo sentados. Existem grupos de apoio a familiares que ajudam pessoas que precisam de conviver com dementes. A troca de experiências e perceber que não está sozinho podem ser motivadores.

Para o ajudar, confira também as dicas que temos para si sobre como falar com pacientes com demência.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como lidar com idosos com demência, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.