Partilhar

Como lidar com o estresse em casa

Por Nicolas Santos. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como lidar com o estresse em casa
Imagem: blog.vistage.co.uk

Não escrevo este artigo apenas para crianças e jovens que sofrem ou não com pais estressados, mas também para os pais, que espero que ao ler este artigo saibam como melhorar a sua atitude, sabendo que ela também pode causar estresse no seus filhos. Levar o stress pra casa por motivos de trabalho, finanças, trânsito ou problemas do cotidiano pode ser danoso para a saúde mental e física não só dos filhos, mas dos próprios pais, comprometendo a relação familiar entre as pessoas que habitam a casa. Neste artigo, umComo te explica como lidar com o estresse em casa.

Também lhe pode interessar: Como lidar com a saudade de casa

Como o estresse danifica a relação num ambiente familiar

Você que é pai ou mãe deve estar informado sobre as consequências do estresse em casa ainda mais do que os seus filhos, afinal você tem mais controle e poder de mudança das situações num ambiente familiar. Imagine a situação:

O pai chega em casa, depois de um dia inteiro de trabalho é normal que ele se sinta cansado, ainda mais quando as coisas não correm bem, os companheiros não favorecem a situação, muito menos o seu chefe. O trânsito estava caótico e o barulho das buzinas não deixavam-no pensar em como ia fazer para conseguir aquele crédito extra no final do mês para quem sabe pagar um jantar em família, as finanças também não iam bem. Ao chegar em casa se depara com o seu filho que passou a tarde toda sem ter o que fazer e sem ter quem incomodar, pega todos os seus brinquedos e espalha pela sala, o pai, estressado com tudo acaba descontando em seu filho, que só queria um pouco de atenção.

Talvez você já tenha observado ou protagonizado essa ou uma situação parecida. É comum e acontece o tempo todo, mas as consequências vão além das broncas e enfezamentos. O stress afeta o seu corpo, a forma como você lida com as coisas e pessoas à sua volta. Por incrível que pareça ela é um mecanismo de alerta do ser humano, quando as situações à sua volta exigem demais da sua paciência. Como um mecanismo de alerta, o seu metabolismo também é aumentado, a pessoa come mais pois sente mais fome, os músculos ficam mais enrijecidos, podendo causar dores na região das costas, pescoço e cabeça.

Como agir perante o estresse

Para lidar com o estresse, primeiro você precisa fazer com que o seu corpo se sinta mais estável, antes de lidar com as situações de forma mais calma, paciente. Três pontos são essenciais: Alimentação; Exercício físico; Relaxamento.

A alimentação pode ser prejudicada, nesse sentido, também pela falta de paciência. Quando o pai chega em casa sem vontade ou tempo para se dedicar à fazer uma boa refeição, acabam optando pelas "porcarias", frituras por exemplo, que por sua vez são mais fáceis de se fazer. E como vimos, com um corpo no estado que fica enquanto estressado, alimentá-lo com frituras e alimentos não-saudáveis não ajuda.

O exercício físico e relaxamento se completam nesta segunda etapa, por isso, explicar-lhes-ei da mesma forma. Primeiramente, o exercício físico libera endorfina, substância responsável pela sensação de bem estar e até pelo alívio da dor. Além de que, pode ser uma ótima oportunidade de realizar algo em grupo, com os seus filhos, como um passeio de bicicleta, no parque, no bairro, uma partida de futebol ou qualquer outro esporte que favoreça esse contato. As tarefas em casa também são uma boa oportunidade de trabalhar com o seu filho e desenvolver a cooperação, além da noção de se fazer parte da casa, e por isso ter de ajudar com as tarefas.

O relaxamento se dá em momentos de ócio, na sala de estar, uma hora de descontração e é bom pois te faz parar pra pensar um pouco. Desenvolver uma conversa com os filhos ajuda a conhecê-los melhor, não só você à ele mas ele à ti. Melhorando a relação, desta forma se dá mais abertura para a discussão de assuntos que causavam desconforto, de atitudes do seu filho que você não gosta e vice-versa. Com esse diálogo e conversação se cria uma relação de laços mais fortes que, num ambiente familiar é importante.

Leia também:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como lidar com o estresse em casa, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário sobre Como lidar com o estresse em casa

1 comentário
Edivaldo Ribeiro Dos Santos
Sou muito nervosa choro as vezes atoa

Como lidar com o estresse em casa
Imagem: blog.vistage.co.uk
Como lidar com o estresse em casa

Voltar ao topo da página