PARTILHAR

Como limpar a cera dos ouvidos

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como limpar a cera dos ouvidos

O aumento de cera no ouvido pode chegar a tampá-lo, por isso deve evitar que isso aconteça limpando-o de maneira correta. Em umComo trazemos a você uma série de remédios caseiros para poder limpar a cera dos ouvidos. Com um pouco de água e sal pode se desfazer do cerume em poucos minutos. No entanto, recomendamos consultar o seu médico ou um otorrino em caso de incômodos, dores ou perda de audição, zumbidos ou ruídos, secreção ou sensação de coceira no ouvido, pois poderia ser por um tamponamento que precise de uma limpeza feita por um profissional.

Antes de limpar a cera do ouvido

Antes de avançar com algum dos seguintes métodos, deve ter a certeza de que seu ouvido está saudável e que não tem nenhuma infecção auditiva. O cerume tem uma função protetora contra as infecções no ouvido, no entanto o excesso deve ser eliminado para evitar que fique tapado. Portanto, não é aconselhável realizar estes procedimentos em qualquer uma das seguintes circunstâncias:

  • Se alguma vez tiver tido problemas de irrigação.
  • Se tiver sofrido alguma perfuração no tímpano durante o último ano.
  • Se o seu ouvido estiver supurando uma substância mucosa.

Em caso de dúvida, não arrisque e vá ao médico para realizar uma consulta.

Massagem da orelha

A primeira coisa que tem que fazer para limpar os seus ouvidos é afrouxar a possível tampa de cera acumulada. Para isso, massageie a parte posterior de sua orelha e depois puxe em diferentes direções enquanto abre e fecha a boca. Desta forma, desbloqueará o canal auditivo e a tampa ficará mais frouxa para que possa se desfazer com facilidade.

Soluções caseiras para a limpeza do ouvido

A seguir coloque em prática o seguinte método, que consiste em criar uma solução à base de água e sal para limpar o ouvido. Para isso, pegue em um recipiente ou um copo e adicione meia xícara de água morna e uma colher de chá de sal. Depois, molhe uma bola de algodão nesta solução e incline a cabeça com o ouvido em direção ao teto. Depois, esprema o algodão com algumas gotas do líquido salgado neste ouvido, sem abusar, e espere para que baixe pelo conduto e desfaça o cerume. Para melhores resultados, deixe que a solução atue por três minutos mantendo a cabeça inclinada. Por último, incline a cabeça para o lado contrário para que a água saia de sua orelha e repita o procedimento com o outro ouvido.

Este método também pode ser usado com água oxigenada ou peróxido de hidrogênio. Para isso, siga os mesmos passos, mas misturando na solução uma parte de água com outra de água oxigenada.

No artigo Como tirar a cera do ouvido naturalmente pode encontrar mais opções.

Como limpar a cera dos ouvidos - Soluções caseiras para a limpeza do ouvido

O que não deveria fazer

  • Cotonetes de algodão: não recorra aos cotonetes de algodão para limpar o ouvido interno, pois poderia provocar uma infecção. Estes produtos só devem ser usados para limpar o cerume superficial da orelha por fora, mas não por dentro, pois a única coisa que conseguiria seria empurrar a cera no canal auditivo e piorar a situação. Além disso, pense que o ouvido é muito delicado e usando cotonetes poderia danificar algum tecido interno ou o tímpano. Também não introduza outro tipo de objetos dentro do ouvido, como pinças de depilar, pelo mesmo motivo.
  • Irrigações caseiras: da forma forma, é totalmente desaconselhável espirrar líquidos com muita força no ouvido, já que é um método que só deveriam realizar médicos qualificados. O motivo é que a pressão exercida por estes líquidos pode provocar uma perfuração ou infecção no tímpano.
  • Velas: por outro lado, utilizar velas para eliminar o cerume é um sistema perigoso que causa lesões no canal auditivo e, ao invés de acabar com o cerume, pode depositar mais cera dentro do ouvido.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar a cera dos ouvidos, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como limpar a cera dos ouvidos
1 de 2
Como limpar a cera dos ouvidos

Voltar ao topo da página ↑