Como limpar as dobrinhas do bebê

Como limpar as dobrinhas do bebê
Imagem: biblehub.com

Uma das dúvidas que surgem para muitos pais pela primeira vez é como limpar as dobrinhas do bebê. Para uma boa saúde do bebê, a higiene é bastante importante e não se pode esquecer destas zonas da pele onde se acumula mais sujeira, o que pode causar irritação. A limpeza das dobrinhas na zona dos genitais é especialmente importante, para evitar assim as assaduras ou dermatite de fralda. Esta limpeza não deve ser feita apenas no banho, mas também quando se troca a fralda. Para evitar as incômodas assaduras e garantir uma boa saúde da pele do bebê, em umComo.com.br preparamos um artigo especial para si sobre como limpar as dobrinhas do bebê.

Passos a seguir:
1

É importante dar um banho por dia ao seu bebê e, não deixar de dar apenas porque faz frio. A higienização do bebê é bastante importante e deve-se criar uma rotina, estabelecendo-se uma hora para o banho. A melhor altura para dar banho ao seu bebê é ao final da tarde, pois assim ele estará mais tranquilo à noite e será mais fácil de adormecer. É importante relembrar que a pessoa que for dar o banho deve ter as mãos devidamente limpas, sem anéis, pulseiras ou relógios e ter as unhas curtinhas, para não magoar a pele do bebê.

Imagem: seda.bk2.com.br
2

Pode limpar as dobrinhas do pescoço e restantes locais do corpo do bebê utilizando gaze ou algodão. Limpe todas muito bem, sem esquecer de nenhuma parte. No final do banho, lembre-se de secar muito bem as dobrinhas, pois caso contrário elas poderão ficar avermelhadas. Para isso, pode utilizar uma toalha felpuda e absorvente ou uma fralda de pano.

Imagem: mulher.uol.com.br
3

De seguida, deve aplicar um creme hidratante na pele do bebê recomendado pelo seu pediatra. É importante passar por todo o corpo, sem esquecer as dobrinhas.

Imagem: babycenter.com
4

Para além do banho, é necessário limpar as dobrinhas cada vez que se muda a fralda, para evitar assim as incômodas assaduras. Sempre que a fralda estiver suja, mesmo que apenas molhada, deve trocá-la. Normalmente, nos recém-nascidos a troca da fralda precisa de ser feita a cada mamada.

Imagem: farmaciapessoal.pt
5

Para tirar a sujeira do bumbum, utilize algodão úmido. Passe apenas o algodão uma vez e deite fora. No caso das meninas, deve limpar sempre da frente para trás, ou seja, da vulva para o ânus. Depois de tudo limpo, passe uma toalhinha pelo abdômen, coxas, nádegas, testículos e por baixo do pênis (no caso dos meninos) e muito importante pelas dobrinhas.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar as dobrinhas do bebê, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Se mesmo com todos estes cuidados, o seu bebê ficou com assadura, existem várias pomadas e cremes que pode utilizar para o tratamento e prevenção da mesma.
  • Caso a pele do seu bebê esteja saudável, não precisa de usar estas pomadas em todas as mudas de fralda. Pode intercalar a pomada com um algodão embebido em óleo de banho para bebês.