Como limpar dentadura

Como limpar dentadura
Imagem: fufs.edu.br

Mesmo quem não possui os dentes originais na boca deve mantê-la higienizada para evitar mau hálito e outros problemas. Para tanto, o umComo.com.br vai dar algumas dicas fáceis de seguir sobre como limpar dentadura para manter a saúde da boca, que vão ajudar ainda na maior durabilidade dos dentes postiços.

Dicas para limpar dentadura

A prótese dental, chamada popularmente de dentadura, deve ser retirada da boca para a sua completa higienização. O melhor é usar uma escova de dentes macia e passá-la por todos os dentes, como deve ser feito quando são escovados os dentes naturais. Existem escovas dentais projetadas exclusivamente para quem usa dentaduras, que podem tornar o trabalho mais fácil.

Essas escovas costumam contar com dois comprimentos diferentes de cerdas. As mais curtas servem para limpar os dentes da prótese no seu lado externo. Já as cerdas mais longas ajudam na higienização interna da dentadura, uma vez que é mais difícil de passar a escova comum no interior dos dentes.

Além de creme dental, outro produto que pode ser eficiente na hora de limpar a dentadura é usar os efervescentes que servem para higienizar as próteses. Esses produtos são, principalmente, úteis a idosos ou a quem possui problema de coordenação motora e, por consequência, dificuldade em escovar a sua dentadura.

Embora os efervescentes não substituam a escovação dos dentes com uso de pastas, eles podem complementar a limpeza diária. E mais: da mesma forma que deve ser feito por todas as pessoas, quem usa prótese dentária deve limpá-la sempre após as refeições, o que vai evitar o mau hálito, mas também vai ajudar na conservação da dentadura.

Imagem: comocuidar.com.br

Mais sobre higienização de próteses

Quando idosas, as pessoas que usam prótese dentária podem ter maior problema de mau hálito, pois nessa fase da vida é comum salivar menos, o que contribui para o problema. A pouca salivação também é ocasionada pelo uso de alguns remédios. Por isso, a boca em si também deve ser lavada com frequência.

Se os cuidados necessários não forem realizados, além de halitose, o indivíduo pode desenvolver problemas como a candidíase, provocada por fungo. Nesse sentido, é importante também escovar a língua. Isso pode ser feito com uma escova dental macia ou mesmo com limpador próprio para a língua. Ao final da escovação, é fundamental ainda que a pessoa enxágue a boca.

Periodicamente, ela pode usar ainda os antissépticos bucais, os quais não são necessários todos os dias. Uma alternativa a esse produto é enxaguar a boca com uma solução contendo duas colheres de chá de bicarbonato de sódio e um copo de água, preferencialmente filtrada. Outra questão sobre como limpar dentadura diz respeito ao conselho médico de remover a prótese na hora de dormir.

Especialistas afirmam que dormir com ela pode causar uma maior ação dos micro-organismos da dentadura nos tecidos na boca. Além disso, ao dormir com a prótese ocorre a redução da sua retenção, já que a pessoa pode mesmo que inconscientemente “segurá-la”, apertando os dentes. O melhor, portanto, é quando for dormir deixar a prótese numa solução de água com bicarbonato.

Imagem: odontologiaemfortaleza.com.br

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar dentadura, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.