Como limpar lentes de contato

Como limpar lentes de contato

Pessoas que precisam usar óculos mas não se conseguem acostumar a eles ou simplesmente não se sentem bem com eles, podem optar pelas lentes de contanto. No início pode levar tempo para a pessoa se habituar às lentes de contato, mas uma vez que aprenda a colocá-las e tirá-las sem problemas, não vai querer outra coisa pois são muito confortáveis e práticas. Mas usar lentes de contato requer uma rotina de higiene e limpeza diária para evitar que partículas do meio ambiente, produtos de maquiagem e cosmética ou outras substâncias se aderiam à lente e possam causar desconforto no olho e até causar infecções ou outros problemas. Para saber como limpar lentes de contato, neste artigo do umCOMO vamos explicar tudo o que você precisa saber.

Passos a seguir:
1

Antes de tocar nas lentes de contato, é imprescindível lavar muito bem as mãos com um sabão antibacteriano sempre que possível. Não são recomendáveis sabonetes à base de óleos ou loções, pois corre o risco de mancharem ou sujarem as lentes. Depois deve secar as mãos com uma toalha sem fiapos, caso contrário aqueles pelinhos da toalha podem ficar grudados nos seus dedos e ir parar às suas lentes, algo que depois vai ser bem desconfortável quando as colocar nos seus olhos.

2

Na hora de retirar as lentes de contato, é recomendável que as limpe antes de colocar no estojo de forma periódica. Para isso, pegue na lente, pingue algumas gotas da solução de limpeza e friccione com os dedos para eliminar possíveis resíduos, sem nunca deixar as unhas tocarem na lente pois elas são o local perfeito para germes e sujidade. Depois enxague com solução de limpeza para lentes de contato nova e já pode colocar a lente no estojo com solução de limpeza suficiente para cobrir as lentes completamente.

3

Este é um procedimento que pode não ser necessário fazer todos os dias ou sempre que você usa as lentes, por isso deve conversar antes com o seu oftalmologista para saber o que deve ou não fazer e com que frequência. Quanto à solução de limpeza de lentes de contato também deve seguir as recomendações do seu oftalmologista, pois consoante o tipo de lente que usar será necessário um tipo de líquido ou outro.

É muito importante nunca limpar as lentes de contato com água da torneira ou esterilizada, saliva, solução salina, soro fisiológico ou qualquer outro produto que não seja de uso exclusivo para limpar e desinfetar lentes de contato.

4

Assim como as lentes de contato, o seu estojo também deve ser higienizado para prevenir infecções devido a micro-organismos. Para limpar o estojo das lentes deve usar o mesmo líquido de limpeza das lentes e não água corrente, pois pode expor os seus olhos a infecções. Remova a solução usada do estojo e enxague com solução nova. Deixe secar no ar ao invés de usar papel ou toalha, desta forma diminui as chances de contaminação. Encha o estojo com solução nova e depois coloque as lentes de contato. Nunca deve reutilizar a solução uma segunda vez, cada vez que tirar as lentes deve encher o estojo com solução de limpeza nova.

Deve trocar o estojo das lentes de contato pelo menos a cada três meses ou sempre que considerar necessário, pois com o tempo também se pode tornar num meio de contaminação.

5

Agora que você já sabe como limpar as lentes de contato, confira outras formas de manter as lentes sempre limpas:

  • Nunca deve transferir as soluções de limpeza das lentes para recipientes mais pequenos, pois ao fazer isso poderá comprometer a esterilização do produto.
  • Evite ambientes com fumo ou outros poluentes do ar que possam entrar nos olhos e causar irritação ou uma infecção.
  • Nunca use suas lentes de contato além do prazo previsto, se o fizer vai notar que a lente fica ardendo no seu olho, para além de um desconforto constante e de estar prejudicando sua saúde ocular. É necessário trocar as lentes que estão foram do prazo de validade, pois com o tempo elas vão perdendo a sua permeabilidade e curvatura, interferindo na eficácia das mesmas e aumentando o risco de infecção.
  • Na hora de colocar as lentes de contato no estojo, coloque sempre a do olho direito no lado direito do estojo e, a lente do olho esquerdo no lado esquerdo do estojo. Desta forma, evita transferir possíveis infecções de um olho para o outro.
  • Para quem usa maquiagem, saiba que deve colocar as lentes de contato antes de aplicar os produtos de maquiagem e, retirar antes de tirar a maquiagem. Assim você reduz o risco das lentes de contato entrarem em contato com os cosméticos.
  • Mesmo que não use lentes todos os dias, é recomendável limpá-las e desinfetar antes de as usar novamente.
  • Se fizer atividades no mar ou na piscina, a recomendação é retirar as lentes para não entrarem em contato com micro-organismos presentes na água, além de não correr o risco de as perder.
  • Nunca durma com as lentes de contato.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar lentes de contato, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Siga sempre as recomendações do seu oftalmologista quanto ao líquido de limpeza adequado para as suas lentes, assim como as instruções de limpeza e armazenamento das mesmas.