Partilhar

Como limpar menina

Por Perla Rossetti. Atualizado: 18 junho 2019
Como limpar menina
Imagem: Petit Blog

Evitar assaduras e infecções na pele sensível de bebês do sexo feminino exige uma série de cuidados na hora do banho e na troca de fraldas. Temperatura da água, movimentos das mãos, material utilizado entre outros detalhes devem ser observados. Para desvendar todos os segredos de como limpar meninas umComo.com.br preparou um tutorial completo com tudo que você precisa saber sobre o assunto.

Também lhe pode interessar: Como tratar a enurese com remédios caseiros

Limpe de frente para trás antes de trocar a fralda

É isso mesmo. Mães e pais devem passar um algodão embebido em água morna e um pouco de sabonete infantil sem fragrância, de frente para trás e de cima para baixo na vagina da bebê, para não contaminá-la com a sujeira do ânus. O sabonete deve ter pH abaixo de 6 já que a pele dos bebês é muito sensível.

Segurando as perninhas da bebê com cuidado, limpe a região perianal, que é a parte de baixo das meninas, da vulva até o ânus. Com delicadeza levante a bebê pelos tornozelos, higienize os lábios maiores e com um novo pedaço de algodão repita o movimento nos lábios menores. Sempre de frente para trás, mas não passe nada no interior da vagina.

Bebês recém-nascidas podem expelir um pouco de sangue, que é normal e acaba em poucos dias. Nesse período, deve-se continuar realizando a limpeza da genitália.

Finalize nas outras áreas

Não se esqueça do ânus, todas as dobrinhas e nádegas, já que elas acumulam pomadas antiassadura, além de urina e fezes que irritam a pele da menina. Ao final, seque a parte íntima dela com uma fralda macia de pano.

É sempre bom lembrar que os médicos desaconselham uso de lenços umedecidos ou talco que pode intoxicar a bebê se ela o inalar ou ressecar sua pele.

Troque a fralda a cada três horas ou sempre que a bebê fizer cocô, pois a mistura com a urina é extremamente irritante para a pele.

Meninas maiorzinhas devem ser instruídas a realizar a limpeza durante o banho abrindo os grandes lábios da vagina. No começo, a mãe deve acompanhar o procedimento para verificar se filha está fazendo correto.

Como limpar menina - Finalize nas outras áreas
Imagem: Espaço da Mamãe

Banho na temperatura certa

Com água na temperatura do corpo, algo em torno de 34 a 36°C, segure bem a bebê passando seu braço por suas costas e apoie a cabeça em seu antebraço. Depois de lavar o rosto parta para o resto do corpo até a genitália.

Novamente, atenção especial a região perianal. Com a mão, passe água e o sabonete infantil para bebês pelos grandes lábios, também seguindo o movimento de frente para trás, a fim de evitar trazer detritos de fezes para a vagina. Enxágue bem.

Terminado o banho, tenha certeza que a pele da bebê está bem seca antes de vesti-la novamente, evitando assim abafar a umidade que pode provocar infecções. Antes de colocar a fralda, passe creme anti-assaduras nas dobras e pregas entre a região da genitália e pernas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar menina, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • O artigo foi útil para você? Deixe seus comentários e nos diga o que gostaría de ler em nossos posts! Assim o umComo.com.br continuará estreitando os laços com você!

Escrever comentário sobre Como limpar menina

Como limpar menina
Imagem: Petit Blog
Imagem: Espaço da Mamãe
1 de 2
Como limpar menina

Voltar ao topo da página