O cuidado do bebê recém-nascido

Como limpar os genitais do bebê

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes. Atualizado: 3 junho 2019
Como limpar os genitais do bebê

São muitas as dúvidas que surgem para quem é papai ou mamãe pela primeira vez e, uma delas diz respeito à limpeza dos genitais do bebê. Se queremos preservar a saúde de nosso bebê, a higiene é um fator bastante importante, e não podemos esquecer que os genitais do bebê requerem de cuidados especiais. Ao fazermos uma correta limpeza dos genitais do nosso bebê, evitamos possíveis assaduras ou infeções. Esta limpeza não deve ser feita apenas no banho, mas também no momento de trocar a fralda. Se tem dúvidas quanto a este assunto, continue lendo este artigo de umComo.com.br em que lhe explicamos como limpar os genitais do bebê.

Também lhe pode interessar: Como limpar as dobrinhas do bebê

Passos a seguir:

1

Embora não seja obrigatório, é recomendável que o bebê tome banho todos os dias. Deve-se criar uma rotina com o bebê, habituando-o ao banho a uma determinada hora do dia. Na hora do banho, deve-se começar por lavar primeiro a cabecinha, seguindo para as dobrinhas do pescoço, axilas, costas, braços, tórax, pernas e pés. Lembre-se que a zona dos genitais deve ser a última a ser limpa. Utilize um gel ou sabonete neutro, para não prejudicar a pele delicada do bebê. Depois do banho seque muito bem o corpo do bebê, em especial a zona das dobrinhas e aplique creme hidratante apenas nas partes exteriores, nas dobrinhas e à volta do ânus.

Como limpar os genitais do bebê - Passo 1
Imagem: prospitocos.com.br
2

Na hora de trocar a fralda, a primeira coisa a considerar é o sexo do bebê, uma vez que dependendo disso a forma de limpar os genitais será diferente. Quando for trocar a fralda do bebê, deve deitá-lo de costas, levantar-lhe as pernas e segurar-lhe pelos tornozelos com uma das mãos enquanto a outra faz a limpeza. Isto é válido tanto para meninos como para meninas.

Como limpar os genitais do bebê - Passo 2
Imagem: paismodernos.com.br
3

Caso se trate de uma menina, deve limpá-a sempre da frente para atrás, da vulva para o ânus, para evitar que a vagina fique contaminada com algum germe proveniente das fezes. Abra com cuidado a zona entre os lábios maiores e menores e limpe sem nunca limpar o interior da vagina. Não se esqueça de limpar bem as dobrinhas da virilha, uma vez que são zonas que acumulam bastante sujeira. Por último, passe uma esponja ou toalhinha pelas coxas, dobrinhas, abdômen e nádegas. Para prevenir as assaduras, pode colocar uma camada de pomada para assaduras nas partes externas da vagina, nas dobrinhas e à volta do ânus.

Como limpar os genitais do bebê - Passo 3
Imagem: morethanwords.com.br
4

No caso dos meninos, tenha cuidado ao tirar a fralda, pois os bebês podem urinar exatamente no momento em que você tira a fralda. Como a urina nos meninos se espalha por todo o lado, é importante limpá-lo muito bem para evitar assim ardência no pênis. Deve passar uma toalhinha ou esponjinha pelo umbigo, abdômen, coxas, dobrinhas, testículas e por baixo do pênis. Na troca da fralda não precisa limpar a pele do prepúcio do pênis do seu bebê. Para prevenir as assaduras, pode colocar uma camada de pomada para assaduras sobre o pênis e à volta do ânus, nádegas e testículos.

Como limpar os genitais do bebê - Passo 4
Imagem: entre-mamaes.blogspot.pt
5

Com certeza que surgirão mais dúvidas para cuidar do seu bebê, mas em umComo temos alguns conselhos para si para fazer com que ele pare de chorar e que durma mais rápido. De certeza que todos eles lhe serão bastante úteis nesta nova fase da sua vida.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar os genitais do bebê, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos

  • Na hora de trocar a fralda do bebê, certifique-se que tem as mãos limpas e todo o material necessário à mão.
  • Não é aconselhável utilizar talcos nos genitais do bebê, pois pode ressecar bastante a pele do bebê.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: prospitocos.com.br
Imagem: paismodernos.com.br
Imagem: morethanwords.com.br
Imagem: entre-mamaes.blogspot.pt
1 de 5
Como limpar os genitais do bebê