Como limpar os ouvidos

Como limpar os ouvidos

Embora os ouvidos possuam sistema de autolimpeza, é importante mantê-los sempre bem limpos, sem cera ou tampões que impeçam a audição. Porém, há muitas pessoas que, ocasionalmente, já usaram cotonetes, a ponta de um lenço ou até água do mar para ajudar na limpeza do aparelho auditivo. Esta prática é correta? A resposta é não. É altamente desaconselhado a inserção de qualquer elemento no canal auditivo, pois pode danificá-lo.

Com esta premissa em mente, no umCOMO queremos ajudá-lo a saber como limpar os ouvidos da cera facilmente e sem colocar em risco o aparelho auditivo. Você quer saber mais? Todas as respostas a seguir!

Pode limpar o ouvido com cotonete?

O ouvido é composto por três partes: a parte externa, o canal na parte média e a membrana do tímpano na parte interna. A cera costuma ser produzida no canal, uma vez que o ouvido a utiliza naturalmente como protetor auditivo, capturando germes, prevenindo infecções e evitando a entrada direta de água. Porém, o excesso de cera e sujeira podem interferir no funcionamento do ouvido, por isso é recomendável manter o aparelho sempre limpo.

Muitas pessoas optam por limpar o ouvido com a introdução de elementos como cotonetes, acreditando que desta forma serão capazes de remover o excesso de cera. No entanto, esta prática é totalmente desaconselhada, uma vez que a introdução de cotonetes ou outros elementos pontiagudos como um algodão ou a ponta de um lenço ou toalha pode não só podem causar lesões, mas também alterar o pH e o teor de ácido.

Eles removem a cera do ouvido ou a compactam contra o tímpano causando tampões e, portanto, reduzem a capacidade do ouvido de se proteger contra germes, aumentando assim as infecções. Além disso, o uso de cotonetes pode causar outros problemas auditivos graves, como surdez. O uso de cotonetes tem mais riscos do que benefícios, portanto, esse tipo de hábito não é recomendado na limpeza do aparelho auditivo.

Como limpar os ouvidos corretamente

Você quer saber como remover a cera do ouvido? Bem, embora possa parecer complicado limpar o ouvido, é um processo relativamente simples, uma vez que o aparelho auditivo possui seu próprio sistema de autolimpeza. As células do canal auditivo têm a missão de expulsar microrganismos, líquidos ou substâncias para fora, como método de defesa. Além disso, expelem o excesso de cera que o ouvido produz.

Quer saber como remover cera do ouvido em casa? Você tem ouvidos tapados? Bem, esse próprio processo de limpeza nos permite limpar a parte externa com facilidade: você só precisará passar um pano úmido ao redor da parte externa do ouvido, conhecida como orelha, e esfregar suavemente. Claro, nunca introduzindo no canal.

Além disso, enquanto lava a cabeça, você também pode limpar a parte externa dos ouvidos. Por outro lado, deve-se lembrar que a limpeza excessiva do ouvido também não é positiva, pois é necessário lembrar que a cera sempre atua como um elemento natural de defesa. A rotina recomendada é limpar o ouvido apenas uma vez por semana. Agora você sabe como limpar seu ouvido! E, quanto à limpeza interna do ouvido, só deve ser feita caso tenha sido confeccionado um tampão de cera. Para fazer isso corretamente, você deve consultar seu médico.

Antes de realizar qualquer método, você deve saber que existem sintomas de tampão de cera. No umCOMO respondemos a pergunta: como saber se tenho cera no ouvido.

Como remover cera do ouvido

Quer saber como remover cera do ouvido? Ou então se pergunta como limpar o ouvido sem cotonete? Bem, para remover cera dos ouvidos, primeiro você deve saber que cada ouvido produz uma quantidade diferente de cera. Existem pessoas que produzem pouca e outras que produzem cera em excesso, isso faz com haja o acúmulo em forma de tampão de cera, principalmente por questões anatômicas. Por exemplo, ter um canal mais estreito ou angulado pode levar ao acúmulo de cera e acabar obstruindo o ouvido.

Nessas situações, quando ocorre o excesso de cera, é necessário eliminá-lo, pois ele impede que a pessoa ouça em boas condições e com normalidade. Porém, esse processo deve ser sempre feito sob prescrição médica, pois será o especialista quem determinará como é o tampão e qual o melhor método de extração, após verificação com otoscópio.

Sempre evite usar remédios caseiros ou métodos para remover a cera, pois contém riscos e pode ser contraproducente. Uma vez que o médico tenha verificado como está o excesso, sua extração será determinada. Geralmente, costuma-se prescrever algumas gotas para serem aplicadas dias antes da retirada da cera, para amolecê-la. Então, existem dois métodos para remover a cera do ouvido:

Irrigação ou lavagem do ouvido

A extração por irrigação ou lavagem do ouvido é um dos métodos para extrair a cera de forma simples. Caberá ao otorrinolaringologista ou, na sua falta, um enfermeiro especializado, a introdução de uma seringa para retirar a cera com fluido abundante (água ou soro fisiológico), através da qual será exercida pressão para ajudar na sua saída.

Embora seja um método muito eficaz, pode ser um tanto agressivo, por isso é contraindicado para pessoas com problemas auditivos ou que fizeram alguma outra intervenção no ouvido.

Extração manual

Usando um microscópio e instrumentos adequados, o otorrinolaringologista pode realizar uma extração manual para remover cera do ouvido. Esta intervenção é ambulatorial e não requer nenhum tipo de internação.

Outros conselhos

Lembre-se que o ideal é sempre consultar o seu médico e que ele é a pessoa que recomenda a melhor forma de remoção da cera. Da mesma forma, você deve saber sobre o que não fazer para limpar a cera do ouvido e não colocar seu aparelho auditivo em risco:

  • Não coloque nada no ouvido (cotonetes, lenços, toalhas, objetos pontiagudos ...).
  • Não aplique nenhum medicamento em forma de gotas ou outros líquidos sem receita ou recomendação médica.
  • Não use remédios caseiros como a aplicação de gotas de azeite de oliva ou o uso de velas dentro do canal auditivo.
  • Não recomendamos a aplicação de peróxido de hidrogênio no ouvido para limpar a cera.

Se você também acha que tem água no ouvido, não perca este artigo sobre Como fazer para tirar água do ouvido.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar os ouvidos, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.