Como manter a calma

Como manter a calma
Imagem: newsage.de

Aprender a manter a calma no dia a dia é fundamental para enfrentar de forma adequada as situações de estresse, as discussões com os outros e inclusive para tomar decisões acertadas em momentos em que estamos sob pressão. Mas a realidade é que nem sempre é simples agir assim, e alguns acontecimentos podem levar ao limite e afetar nossa capacidade de autocontrole. Por isso em umComo.com.br explicamos como manter a calma e tranquilizar sua mente em qualquer circunstância.

Passos a seguir:
1

Perante uma situação que gere tensão, ansiedade, ou raiva, o mais importante para resolver o problema é manter a calma. Quando estamos alterados é mais difícil tomar decisões acertadas, por isso nesses momentos é mais complexo analisar as consequências de nossos atos.

No entanto, o primeiro passo para conseguir isso é ter sempre em mente que você não pode perder o controle. Se você se esforçar para não deixar se dominar pelos nervos e ansiedade, estará ganhando metade da batalha.

2

Em muitas ocasiões, para manter calma é importante se afastar daquilo que o deixa alterado. Se você se encontra em uma situação de estresse, ou está discutindo com alguém, o melhor é fazer uma pausa e se retirar para algum lugar tranquilo para poder tranquilizar sua mente. Respire fundo e retenha o ar em seu diafragma durante alguns segundos antes de expirar. Este simples exercício ajudará você a diminuir a velocidade de suas pulsações e a reduzir o estresse.

Este ponto é fundamental, porque você conseguirá encontrar a calma que precisa apenas quando estiver mais livre da tensão.

3

Detecte quando está a ponto de perder a calma e tome medidas necessárias, não permita que a situação chegue ao ponto de perder o controle por completo. Quando nos alteramos, nosso corpo nos dá certos sinais: o coração acelera e aumentam as pulsações, nosso rosto esquenta e fica avermelhado, costumamos subir o tom de voz e, se for uma situação de estresse, sentimos também uma tensão acumulada nas costas.

Esse é o momento de fazer uma pausa, respirar profundo e acalmar os ânimos.

4

Uma boa forma de manter a calma e resolver aquilo que nos perturba com cabeça fria, é sair para dar um passeio. Caminhar e concentrar sua atenção em outra coisa ajudará você a tomar melhores decisões do que se tiver de tomá-las fechado em casa.

Imagem: ruadireita.com
5

Quando estiver em uma situação de estresse, doença ou tensão, afaste-se dos alimentos cheios de açúcar! Doces e guloseimas, repletos de açúcar processada, só aumentarão sua energia, tornando-o mais alterado, pois trata-se de alimentos estimulantes. No entanto o chocolate preto, que libera dopamina e reduz o cortisol, hormônio do estresse, é uma excelente opção. Os alimentos ricos em vitamina C também são ricos em dopamina.

Beber um chá relaxante também é uma boa alternativa para manter a calma e dissipar a tensão.

Imagem: maniadepaete.com
6

Por último não há nada melhor para manter a calma do que fazer algumas mudanças na nossa rotina diária que nos permitam ser menos propensos à tensão. Por exemplo:

  • Fazer atividade física diariamente é importante para ajudar a drenar a tensão e manter os níveis de tensão baixos, além de proporcionar múltiplos benefícios para nossa saúde.
  • Realizar atividades próprias para canalizar a tensão, como yoga, meditação ou pilates também é recomendável.
  • Ter uma alimentação balanceada, acredite ou não, o tipo de dieta que temos influencia muito o nosso estado de ânimo e os níveis de cortisol de nosso corpo

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como manter a calma, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.