Como manter meu ouvido saudável


O ouvido é um dos 5 sentidos do corpo humano (junto com a vista, o tato, o paladar e o olfato) que nos permitem perceber estímulos externos. É necessário cuidar dos nossos ouvidos para que a capacidade auditiva seja afetada o mínimo possível e possamos desfrutar dos sons e músicas que mais gostamos. Há pessoas que de nascimento sofrem deficiência auditiva e outras que, com o passar dos anos, veem como sua capacidade vai diminuindo, e inclusive precisam de aparelhos auditivos que lhes ajudem a ouvir. Mas também existem conselhos e recomendações para proteger e conservar este sentido, e em umComo.com.br contamos como manter meu ouvido sadio.
A limpeza é um dos pontos mais importantes para manter o nosso ouvido sadio; para limpar o pavilhão auditivo externo, usaremos um tecido úmido como uma toalha.
Por outro lado, o ouvido interno é bem mais delicado e deveremos ter mais cuidado na hora da limpeza. Não convém utilizar cotonetes de algodão, já que poderiam arrastar a sujeira para o interior dos nossos ouvidos e provocar infecções; o melhor é utilizar uma solução de água marinha e isotônica.
A contaminação acústica é outro fato que toma importância no cuidado do nosso ouvido. Convém tomar precauções simples, como tapar as orelhas ao passar por uma área ruidosa ou, no caso de trabalhar expostos a muito ruído, usar protetores de ouvido.
A capacidade auditiva também pode se ver deteriorada pelos reprodutores Mp3 ou pelo volume excessivo da televisão ou do rádio. Embora o dano seja progressivo e talvez sem que nos demos conta, os volumes muito altos nos afetam; de modo que de nenhuma maneira deve exceder a um nível de ruído superior aos 50-60 decibéis.
O aumento da idade também pode provocar que nossa capacidade auditiva perca faculdades, pelo que é importante ir a um otorrino ou médico especialista para revisar nossos ouvidos e ter a certeza de que não sofremos nenhum problema.
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como manter meu ouvido saudável, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.
- Cuide do seu ouvido para que a sua capacidade auditiva não se deteriore.