Partilhar

Como manter o colesterol baixo

Como manter o colesterol baixo

Os problemas do colesterol converteram-se em um mal frequente a nível mundial. Uma dieta rica em gorduras, a vida sedentária e os maus hábitos como fumar e beber em excesso, são responsáveis frequentes desta situação. Por isso a chave para manter o nosso coração saudável reside em levar uma vida mais saudável, se esse é o seu objetivo, em umComo.com.br damos-lhe alguns conselhos para que descubra como manter o colesterol baixo seguindo alguns hábitos.

Também lhe pode interessar: Como baixar o colesterol ruim
Passos a seguir:
1

Uma das dicas para manter a nossa saúde, em especial quando se trata de cuidar do coração e reduzir os níveis de gordura no nosso sangue, é não esperar que um exame ao sangue nos indique que devemos baixar os níveis de colesterol. A melhor forma de nos cuidarmos é através da prevenção, por isso é importante melhorar hábitos para evitar assim que nos níveis de colesterol subam e ponham em risco a nossa saúde.

2

Para manter o colesterol baixo preste atenção à gordura que ingere nas suas refeições, escolha proteínas animais baixas em gordura como o peixe, o frango ou o peru e reduza a ingestão de porco e carnes vermelhas a apenas duas vezes por semana. Prefira sempre as carnes magras em vez daquelas cheias de gordura.

Além disso é importante controlar o consumo de enchidos, muito ricos em gordura, sal e colesterol.

Como manter o colesterol baixo - Passo 2
3

Evite alimentos fritos e escolha aqueles preparados de forma mais saudável, por exemplo no forno, na grelha, ao vapor ou cozidos. São muitas as formas de comer que acabam sendo deliciosas sem a necessidade de fritar os alimentos. Quanto ao uso de óleos, prefira sempre o azeite de oliva, muito mais benéfico para o coração.

Imagem: www.basichealth369.com
4

Quanto aos produtos láteos, acostume-se sempre a escolher as opções desnatadas. Estas são reduzidas em gordura o que beneficia a sua saúde e os seus níveis de colesterol. Além disso é importante incorporar a fibra na sua dieta, visto que a mesma conta com muito benefícios, um deles é que ajuda a regular os níveis de colesterol no sangue, sem dúvida uma grande aliada. Acrescente às suas refeições diárias alimentos baixos em gordura e nutritivos, e mantenha à distância aqueles prejudiciais e carregados de colesterol, consumindo-os o menos possível.

5

Se deseja manter o colesterol baixo junte à sua rotina diária a atividade física. O exercício está cheio de benefícios, e um dos mais importantes é que nos ajuda a cuidar do nosso coração favorecendo a boa circulação e eliminação de gordura. Não se trata apenas do aspeto estético, os exercícios cardiovasculares ajudam-nos a estar muito mais saudáveis. Nadar, correr, exercícios aeróbios, dançar, fazer spinning, jogar futebol, basquete, etc, são excelentes atividades para nos sentirmos melhor.

6

Junte à sua dieta alimentos que o ajudem a aumentar o seu colesterol bom, assim aproveitará o melhor desses alimentos para beneficiar a sua saúde e manter o colesterol ruim à distância. Frutos secos, legumes e verduras são alguns exemplos de alimentos saudáveis e baixos em gordura.

7

Sempre que possa opte por alternativas naturais. Vegetais frescos em vez de congelados, sucos naturais no lugar de refrigerantes ou sucos embalados, frutas frescas em vez das enlatadas. Todas estas opções além de serem saudáveis são livres de conservantes, açúcares adicionados e calorias extras, e ajudam a se alimentar bem e a cuidar do seu coração.

8

Adquira hábitos saudáveis que lhe permitam manter o seu metabolismo acelerado e trabalhando constantemente para queimar as calorias e as gorduras que ingere. Deste modo é muito mais simples manter o colesterol baixo e evitar assim todos os problemas relacionados com os seus níveis elevados.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como manter o colesterol baixo, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como manter o colesterol baixo

1 comentário
A sua avaliação:
Flodinilsa g o bittencourt
Eu dei enfarto porque meu colesterol estava muito alto.entao gostaria de saber acucar almento o colesterol.
Editor umComo.com.br
Oi Flodinilsa! Sim, o açúcar aumenta o colesterol. Confira todos os alimentos que aumentam o colesterol nesse artigo: Eu dei enfarto porque meu colesterol estava muito alto.entao gostaria de saber acucar almento o colesterol.

Como manter o colesterol baixo
Imagem: www.basichealth369.com
1 de 7
Como manter o colesterol baixo

Voltar ao topo da página