Partilhar

Como medir a tensão

Por Sara Viega. Atualizado: 9 fevereiro 2017
Como medir a tensão

O ato de medir a pressão ou tirar a pressão arterial é uma das coisas mais comuns em qualquer exame médico. Esta medida corresponde à pressão ou tensão que o sangue exerce sobre as paredes dos vasos sanguíneos por onde circula. Essa medida é expressada em dois valores, a tensão máxima ou sistólica e a mínima ou diastólica. É tão fácil como necessário conhecer nossos níveis de tensão arterial, e é por isso que em umComo.com.br explicamos com detalhe como medir a pressão.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Quais são os sintomas da tensão baixa
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, devemos lembrar que hoje em dia o aparelho mais usado para medir a pressão é o chamado esfigmomanômetro, formado por uma bolsa inflável e um soprador de ar conectado por um tubo à coluna de mercúrio que registra em centímetros a nossa pressão. Ainda assim, existem outros sistemas para realizar a medição, muitos deles eletrônicos.

Como medir a tensão - Passo 1
Imagem: healhkart.com
2

Vale destacar que existe maior praticidade se outra pessoa medir nossa pressão, pois é mais simples e provavelmente mais exato que se nós mesmos fizermos tudo.

3

Para medir a pressão, é necessário envolver o braço por cima do cotovelo com a bolsa inflável, que costuma fechar com um velcro.

4

Quando estiver bem colocada, será necessário inflá-la de ar usando o soprador de borracha como uma bomba de ar .

5

Assim, ele consegue anular as pulsações da artéria; a pessoa que mede a pressão pode comprovar isso com um aparelho de auscultação.

6

De seguida, será necessário soltar um pouco de ar da bolsa, para permitir que a circulação volte, e com ela as pulsações.

7

A primeira pulsação indicará na coluna a pressão máxima do sangue nas artérias, que corresponde à contração do ventrículo (sístole) do nosso coração.

8

Continuaremos desinflando a bolsa e as pulsações irão desaparecendo conforme a artéria volte ao seu tamanho normal.

9

Quando a pulsação desaparecer completamente, o indicador mostrará a pressão sanguínea mínima nas artérias: a pressão diastólica, correspondente ao relaxamento máximo do ventrículo.

10

Na maioria dos países a pressão é expressada em milímetros de mercúrio, mas em outros costuma ser indicada em centímetros. Portanto, uma pressão de 12 por 8 em outros lugares será de 120 por 80. Este valor indica que nossa pressão é capaz de fazer subir em 12 cm a coluna de mercúrio.

11

Apesar de serem muitos os fatores que influenciam na pressão arterial de cada pessoa (sexo, idade, alimentação, etc.) foram estabelecidos uns valores normais, dentro dos quais, considerando uma margem ampla, a pressão sanguínea é considerada correta. Veja ainda este outro artigo de umComo.com.br, onde oferecemos alguns conselhos sobre como medir corretamente a pressão arterial.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como medir a tensão, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Tire a pressão com certa regularidade para comprovar que está tudo bem.

Escrever comentário sobre Como medir a tensão

Como medir a tensão
Imagem: healhkart.com
1 de 2
Como medir a tensão

Voltar ao topo da página