Como medir corretamente a pressão arterial

Como medir corretamente a pressão arterial

A hipertensão arterial apresenta uma alta prevalência na população geral chegando a uns 20% dos adultos. Caracteriza-se por um curso crônico e silencioso mas em determinadas situações pode desenvolver complicações que requerem uma atenção dos serviços de urgência. A sua prevenção e controlo são importantes para diminuir as complicações. Existe uma técnica fácil e rápida de controlar os seus valores da pressão arterial.

Vai precisar de:
  • Esfigmomanômetro
  • Estetoscópio
Passos a seguir:
1

A pressão arterial pode medir-se de forma indireta pelo método auscultatório, utilizando uma manga insuflável numa extremidade, geralmente o braço. Este dispositivo denomina-se de esfigmomanômetro.

2

A largura normal do braço para adultos é de 13 - 15 cm.

3

A bolsa interior de borracha deve cobrir 2/3 do comprimento do antebraço e ser suficientemente comprida para abraçar pelo menos 80% da sua circunferência.

4

A pessoa deve evitar o exercício, comer, ingerir cafeína e fumar durante, pleo menos, 30 minutos antes de medir a pressão arterial.

5

A divisão deve ser confortável e silenciosa e a pessoa deve descansar pelo menos 5 minutos antes de medir a pressão arterial.

6

Deve-se colocar a manga uns 3 cm por cima da dobra do cotovelo.

7

Enche-se a manga uns 30 mmHg acima do nível de pressão sistólica na aorta em que colapsa a artéria.

8

Isto pode verificar-se ao não ver pulso radial nessa extremidade.

9

Deve-se colocar um estetoscópio ao nível da artéria braquial, onde não ouve qualquer som.

10

De seguida, esvazia-se lentamente (2 - 3 mmHg/seg) a manga.

11

Assim que começar a ouvir um som de clique, anote o valor, que corresponde à pressão sistólica.

12

À medida que se esvazia mais a manga, o som torna-se mais contínuo.

13

O ponto em que desaparece por completo o som, corresponde à pressão diastólica.

14

Se deseja conhecer mais sobre este e outras temas interessantes relacionados com a saúde, procure um médico para si, marque consultas médicas online ou contrate um melhor seguro para a sua saúde.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como medir corretamente a pressão arterial, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Cada medição da pressão arterial deveria efetuar-se 2 vezes num período não inferior a 3 minutos, considerando como válido o valor médio.
  • Muitas vezes as pressões vão baixando com as sucessivas medições, uma vez que nas primeiras medições, a pessoa encontra-se sob estresse.