Medidores de Glicose

Como medir o nível de glicose no sangue

Como medir o nível de glicose no sangue

Se tiver diabetes, pode ser que você precise medir seu nível de glicose no sangue para determinar se está no valor normal ou não. Seu prestador de cuidados médicos pode avaliar e, em função do tipo de diabetes que tenha e o medicamento que esteja utilizando para tratar, dirá quando e com que frequência deve medir seus níveis. Caso seu sangue mostre que o nível de glicose é significativamente maior ou menor do que deveria ser, também pode assessorar você sobre como ajustar os medicamentos que está tomando segundo as leituras de glicose.

Vai precisar de:
  • Medidor de glicose no sangue
  • Tira de teste
  • Bola de algodão ou uma esponja
  • Caderno ou diário
  • Caneta ou lápis
Também lhe pode interessar: Como reduzir o nível de glicose no sangue
Passos a seguir:
1

Antes de começar a medir a glicose no sangue, lave bem as mãos com sabão e água morna. Reúna seu medidor de glicose no sangue, as tiras reativas e lancetas, e coloque na mesa em frente a você.

2

Insira a tira reativa no medidor. Verifique a tela do medidor para garantir que a tira de teste esteja ativada. Consulte o manual que vem com seu medidor para obter detalhes sobre como inserir uma tira reativa no modelo. Elimine qualquer tampa de segurança do bisturi.

3

Pegue o bisturi com a mão dominante e ponha contra seu dedo. Pique o dedo com o bisturi. É melhor fazer isto com a parte de seu dedo que se encontra ao lado da unha e não na parte acolchoada da gema do dedo. As pontas de seus dedos têm um maior uso nas tarefas diárias e podem estar macios.

4

Massageie o dedo desde a base até à ponta, até que uma boa gota de sangue apareça no lugar da punção. Os medidores têm diferentes requisitos para a quantidade de sangue que é necessária para obter uma leitura. Consulte o manual para obter informação sobre o modelo que está utilizando.

5

Segure a tira reativa (ainda inserida no medidor) levemente contra a gota de sangue. A tira reativa absorverá o sangue. Uma vez terminado, utilize um algodão ou uma esponja para aplicar pressão no dedo, no lugar da punção, para diminuir a hemorragia.

6

Leia na tela do medidor, a medida de glicose no sangue. Anote a data, a hora e a leitura do medidor em um caderno ou diário. Retire a tira reativa do medidor e jogue fora.

Veja também: Como reduzir o nível de glicose no sangue

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como medir o nível de glicose no sangue, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Algumas pessoas têm dor nos dedos quando medem várias vezes ao dia o nível de glicose no sangue. Existem medidores disponíveis, que permitem as provas em lugares alternativos, como a coxa ou o antebraço. Consulte seu farmacêutico sobre quais oferecem estas características.
  • Se for sensível à espetada do bisturi, considere usar um dispositivo de punção com mola, que pode reduzir a dor.
  • Se não produz quantidade suficiente de sangue quando furar o dedo e massagear, pode precisar fazer em outro dedo. O aquecimento da mão antes do teste pode ajudar, como também abrir e fechar o punho para estimular a circulação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
RONALDO CARDOSO DE ARAUJO
QUERO SABER O JEITO CERTO DE MEDIR O NIVEL DE GLICOSE NO SANGUE! .OS PASSOS CERTO
A sua avaliação:
armando ribeiro
OlA pois gustava de saber quanto representa 9.00 nas maquinas suicas em Portugal
A sua avaliação:
andreza
minha glicose esta168 que tipo é ?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Andreza! Quando os níveis de glicose no sangue em jejum superam os 110 mg/dL ocorre hiperglicemia. Saiba mais sobre isso aqui: http://saude.umcomo.com.br/articulo/quais-sao-os-valores-normais-de-glicose-no-sangue-6700.html
Janaina
Quero saber qual o valor certo pra glicose
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Janaina! Os valores normais de glicose no sangue estão entre os 60 e os 110 mg/dL. Saiba mais neste link: http://saude.umcomo.com.br/articulo/quais-sao-os-valores-normais-de-glicose-no-sangue-6700.html Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página!
sandra
Eu fiz ha um mês exame de glicose em jejum de 12 horas e o resultado foi de 98.00....depois disso em casa eu fiz com a fita de medir...o resultado foi 118.00....estou preocupada...no dia anterior eu comi bolo em excesso...mais eu faço reeducação alimentar...não tomo refrigerante e não uso açúcar e voltei a fazer ha duas semanas hidroginástica 2 vzs por semana.....
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Sandra! O melhor é você mostrar os resultados para o seu médico e seguir as suas indicações. De qualquer forma, os seus valores não estão muito elevados. Enquanto isso, poderá consultar algumas recomendações para reduzir o nível de glicose no sangue neste artigo: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-reduzir-o-nivel-de-glicose-no-sangue-1443.html
maria marques mariano
Moito bom
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Maria! Que bom saber que a informação foi útil para você. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Como medir o nível de glicose no sangue