Partilhar

Como medir o pulso a um doente

Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como medir o pulso a um doente

Em repouso, a frequência cardíaca oscila entre 68 e 74 batidas por minuto. Nos homens, a frequência normal do pulso é de 70 a 72 batidas por minuto, nas mulheres de 78 a 92; nos lactantes e crianças é maior, entre 120 e 140 batidas por minuto em repouso. O pulso de uma criança de 12 anos bate, em repouso, a 80 pulsações por minuto. A seguir, em umComo.com.br explicamos como se deve medir o pulso a um doente.

Também lhe pode interessar: Como controlar o ritmo cardíaco
Passos a seguir:
1

Você poderá medir o pulso em qualquer artéria que corra por cima de um osso. O lugar habitual para fazê-lo é o pulso.

Como medir o pulso a um doente - Passo 1
2

Situe os dedos indicador e médio de sua mão suavemente sobre o pulso do doente, na altura da base do polegar.

3

Em poucos instantes, você deve sentir as batidas do pulso. Conte o número de batidas durante um minuto.

4

Observando o ponteiro de segundos do relógio.

5

Se o doente está anestesiado, ou quando o pulso não está facilmente acessível, coloque simplesmente dois dedos sobre a têmpora do doente e conte o número de pulsações.

6

A leitura é mais exata se contar as pulsações durante um minuto inteiro. Convém evitar medir o pulso durante um tempo mais curto, isto poderia levar a um erro. Se medimos as pulsações em trinta segundos, a margem de erro é de 1 até -1. Se tomamos as pulsações em quinze segundos a margem é de 4 a -4.

7

Também é possível medir o pulso nas carótidas, artérias presentes nos dois lados do pescoço, use dois dedos, o indicador e o médio e pressione ligeiramente em um dos lados do pescoço até notar as pulsações.

8

O ritmo cardíaco correto segundo a idade é o seguinte:

  • O pulso correto em bebês < 1 ano: 130 a 140.
  • O pulso correto em crianças: 80 a 100.
  • O pulso correto em adultos: 70 a 80
  • O pulso correto em idosos: 60 ou menos

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como medir o pulso a um doente, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Como medir o pulso a um doente

Como medir o pulso a um doente
1 de 4
Como medir o pulso a um doente

Voltar ao topo da página