Partilhar

Como meditar conselhos e dicas

Por Sara Viega. Atualizado: 3 agosto 2017
Como meditar conselhos e dicas
Imagem: sobrebudismo.com.br

Não é um segredo que a meditação é uma das melhores formas para diminuir o estresse, mas além disso é uma estratégia muito recomendável para refletir a respeito de nosso dia a dia e entrar em contato com nós mesmos. O mais difícil é começar, por isso em umComo.com.br damos vários conselhos e dicas para que você saiba como meditar e possa incorporar esta técnica à sua rotina diária.

Também lhe pode interessar: Como meditar corretamente
Passos a seguir:
1

Os benefícios da meditação sobre a saúde são inúmeros; descubra-os neste artigo.

2

Para meditar você deve escolher um ambiente tranquilo que convide ao relaxamento. Nenhum aparelho deve estar ligado, nem a TV, nem seu celular; é essencial conseguir se desligar por completo. Pode ser em uma área de sua casa, em um parque próximo, na praia bem cedo ou no final do dia, ou qualquer outro lugar tranquilo.

Como meditar conselhos e dicas - Passo 2
Imagem: dicasdesaude.info
3

Você pode meditar sentado em uma cadeira ou no chão com um colchonete ou almofada. Escolha uma posição em que estiver confortável (não tem que necessariamente cruzar as pernas como um índio), mas é importante que sua coluna esteja reta para permitir o fluxo de energias.

Imagem: interne.com.br
4

Outro detalhe importante é que a postura deve permitir que você respire de forma adequada e preencha toda a cavidade torácica de ar puro. Evite deitar-se, pois com tanto silêncio e relaxamento você poderia acabar dormindo.

5

Durante a meditação há quem prefira colocar música propícia para isso, outros querem silêncio absoluto. A decisão é pessoal e o importante é manter-se atento e concentrado nessa prática.

6

Comece por relaxar cada músculo de seu corpo desde as pontas dos dedos de seus pés até à cabeça, passando por suas pernas e sobretudo pelas costas, uma área que costuma acumular muita tensão.

7

Quando sentir que estão relaxados, prepare-se para iniciar a meditação; é sempre importante escolher algo para se concentrar, algumas pessoas escolhem um mantra para cantar ou repetir, outros se concentram no ritmo de sua respiração. Isto permitirá manter-se longe dos pensamentos focando sua atenção e energia naquilo que escolher.

8

No começo a meta não é deixar a mente em branco (é o ideal mas requer muita prática) e sim acalmar os pensamentos. Deixar que as ideias fluam por sua cabeça sem se fixar nelas é uma forma de fazer com que sua mente, de alguma forma, descanse enquanto você vai sentindo as sensações que esta prática oferece: como diminui a tensão, acalmam-se as pulsações e entramos em contato com nós mesmos.

9

Algumas pessoas escolhem, após alguns minutos de silêncio, palavras ou orações para repetir; outras preferem se imaginar em um lugar ideal e que lhes dê prazer, que pode ser real ou imaginário; o importante é que esse espaço traga a você tranquilidade e paz, coisas que se buscam na meditação.

10

Há diferentes formas de meditar e tudo dependerá de se você pertence a alguma religião específica, se medita através dos preceitos da yoga ou de qualquer outra prática, ou se o faz por conta própria, simplesmente para reconectar com você mesmo.

11

Em umComo.com.br convidamos você a desfrutar dos vários benefícios da meditação e ir avançando pouco a pouco nesta grande prática.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como meditar conselhos e dicas, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Como meditar conselhos e dicas

Como meditar conselhos e dicas
Imagem: sobrebudismo.com.br
Imagem: dicasdesaude.info
Imagem: interne.com.br
1 de 3
Como meditar conselhos e dicas

Voltar ao topo da página