Como meditar corretamente

Como meditar corretamente

Meditar é uma atividade mental com benefícios demonstrados no organismo. Levando nosso pensamento a um estado de relaxamento e concentração, conseguimos reduzir o estresse, dormir melhor e lidar com mal-estares menores, como a dor de cabeça.

No entanto, meditar pode ser difícil em um primeiro momento. Por esse motivo, às vezes são necessários alguns conselhos para relaxar e concentrar nossa mente. Em umComo, explicamos como meditar corretamente.

Um entorno tranquilo

Primeiramente, procuramos um ambiente agradável em que a meditação possa ser realizada de forma relaxada. Esse lugar pode ser seu quarto, um jardim, a praia, a sala, etc. Não é necessário nenhum equipamento especial, mas o local escolhido deve ser tranquilo para evitarmos interrupções. Coloque-se em uma postura confortável, o que pode ser obtido em um sofá ou tapete, ou em uma superfície macia.

É importante que a temperatura seja agradável. Tenha em conta que poderá passar um bom tempo sentado sem se mover, e calor ou frio em excesso pode fazer você se sentir desconfortável.

Música ou silêncio?

Não é necessário ter uma orquestra de tigelas tibetanas para meditar. Na verdade, há pessoas que consideram a música muito incômoda na hora de relaxar a mente. Experimente meditar com uma música suave, talvez com sons da natureza, e caso se distraia, experimente fazê-lo em silêncio.

Certifique-se de que o local de meditação não tenha ruídos fortes nem vozes que possam desconcentrá-lo.

Uma boa postura

Não é necessário colocar as pernas em posições impossíveis para uma boa meditação. Observe que este é um exercício eminentemente mental, de modo que a posição, embora possa contribuir, não é determinante.

Procure sempre uma posição em que você se sinta confortável, onde você possa ficar por um longo tempo, sem dores ou dormências. Sentado com as pernas cruzadas e as costas contra a parede, sentado sobre os calcanhares, etc.

Durante a meditação, deitar pode ser tentador, entretanto, pode fazê-lo adormecer em plena meditação, uma vez que o seu corpo estará muito relaxado. Portanto, recomendamos que você evite essa postura a menos que seu objetivo ao meditar seja o de dormir.

A importância da respiração

Uma boa respiração é fundamental para relaxar a mente e meditar corretamente.

Procure inspirar pelo nariz, e tentar direcionar o ar para o seu diafragma. Imagine que tem um balão sob o umbigo, e que o ar que inspira deve enchê-lo, e observará que a barriga incha. Expire lentamente pela boca, sentindo como o "balão" de seu ventre vai desinchando. Colocar as mãos sobre seu estômago pode ajudar a respirar corretamente.

Esta respiração diafragmática irá ajudá-lo a relaxar e concentrar-se com maior facilidade.

Relaxe seu corpo para relaxar sua mente

Antes de relaxar sua mente, relaxe seu corpo. Feche os olhos, e concentre-se em sua respiração, em como sua barriga incha e desincha. Ao passar o ar por seu nariz quando entrar no corpo, e entre seus lábios ao sair.

Concentre-se pouco a pouco nas diferentes partes de seu corpo, de cima para baixo: o rosto, o pescoço, as costas, o peito, os braços, as pernas. Relaxe cada uma delas, sentindo como perdem as tensões diárias, como se distendem, ajudando a sua mente a sossegar. Será mais fácil relaxar se incorporar a meditação à sua rotina.

Deixar fluir os pensamentos

Uma vez que seu corpo esteja relaxado, volte a concentrar a sua mente nos movimentos que realiza ao respirar.

Pouco a pouco, tente esvaziar sua cabeça de pensamentos. Visualize o fato de que, cada vez que uma ideia chega à sua mente, as ondas do mar a levam, deixando só tranquilidade. E também que os pensamentos que surgem são empurrados por uma brisa suave que os tira de sua cabeça. Estas visualizações podem ajudá-lo, principalmente no começo, a não pensar em nada.

Permaneça neste estado de calma e não pensamento o tempo que precisar, sem preocupar-se com a duração da meditação. Não existe um prazo, por isso não se preocupe.

À medida que meditar com mais frequência, será mais simples atingir um relaxamento profundo com rapidez e meditar sem interrupções. Pratique sempre que possa e se beneficie das bondades desta disciplina milenar.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como meditar corretamente, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.