Partilhar

Como meditar em casa

Por Paula Cassandra. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como meditar em casa
Imagem: yogaenred.com

Praticar meditação é um hábito saudável que não exige muito, porém, é preciso escolher o lugar certo. Se você quer aderir a essa prática milenar confira as dicas que o umComo.com.br separou sobre como meditar em casa.

Também lhe pode interessar: Como meditar conselhos e dicas

Melhor lugar para meditar em casa

Em casa possivelmente é o local onde você vai encontrar mais possibilidades para meditar. Mesmo que divida a residência com outras pessoas, como amigos e familiares, é possível que tenha um espaço que seja só seu. Por isso, meditar no quarto é o mais comum, já que também é indicado praticar a meditação em um espaço onde não haja grande fluxo de pessoas, o que vai evitar uma sobrecarga de energias.

No entanto, qualquer lugar dentro de casa está apto à meditação, desde que nele você possa relaxar e se concentrar. Isso só é possível se o cômodo estiver vazio, sendo importante levar em consideração o melhor momento para saber como meditar em casa, o que vai depender da rotina da sua casa. Escolha aquela hora do dia em que você está sozinho ou que os demais residentes estão em outro cômodos, envolvidos em seus afazeres, para reduzir as chances de você ser interrompido.

Conforme o local onde você mora, encontrar um lugar silencioso pode ser o mais difícil. Mas depois desse ponto ser resolvido, chega a hora de transformar o cantinho escolhido para meditar em um lugar confortável. Você pode usar uma almofada para sentar no chão ou mesmo acomodar-se no sofá da sala ou em cima da cama, se meditar no quarto. Nesse momento, a temperatura ambiente também deve estar adequada, nem muito frio ou quente.

Como meditar em casa - Melhor lugar para meditar em casa
Imagem: adrenalfatiguesolution.com

Dicas para meditar em casa

Um espaço com temperatura amena é o melhor espaço para meditar, pois se você sentir frio ou calor durante a prática pode prejudicar a sua concentração. Caso escolha a varanda e a temperatura esteja fria, agasalhe-se, ou se o seu quarto estiver muito quente, vista apenas uma blusa leve. Enfim, faça o possível para que o momento da meditação seja totalmente confortável.

Se o local eleito para ser o seu cantinho de meditação for fixo você pode decorá-lo com velas, pedras, plantas, imagens e estátuas conforme as suas crenças e demais artigos associados à meditação. Quem gosta de incenso pode acender um enquanto medita, mas tudo isso é apenas acessório e deve estar em sintonia com o seu gosto, nada é um item obrigatório. Depois de tudo pronto, você pode começar finalmente a meditar propriamente dito. Na realidade, a prática leva à perfeição e, nas primeiras vezes, quem nunca meditou pode não conseguir se concentrar o suficiente.

A correia do dia a dia, geralmente, dificulta o relaxamento da mente e é isso mesmo o que a meditação busca: acalmar os pensamentos, até o ponto de conseguir ficar sem pensar nada. Esse ideal pode levar muito tempo, porém, apenas o fato de manter o corpo relaxado e tentar esvaziar a mente já é uma prática muito benéfica para a saúde. Para começar, sente-se na posição de lótus, braços soltos, mãos sobre os joelhos, ombros relaxados e respire profundamente. Concentre-se na sua respiração, procure não pensar em nada e permaneça assim pelo tempo que julgar necessário.

Como meditar em casa - Dicas para meditar em casa
Imagem: consejosgratis.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como meditar em casa, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Como meditar em casa

Como meditar em casa
Imagem: yogaenred.com
Imagem: adrenalfatiguesolution.com
Imagem: consejosgratis.com
1 de 3
Como meditar em casa

Voltar ao topo da página