Partilhar
Partilhar em:

Como melhorar a alimentação da minha família

Passo a passo
Avaliação: 4,7 (12 votos)
54 vezes partilhado

Para muitas pessoas, o fato de comer em família passa despercebido, mas o que não sabem é que é uma forma ideal de melhorar a comunicação entre pais e filhos e, ao mesmo tempo, é um método perfeito para educar as crianças. Manter uma dieta saudável e equilibrada, fazer um pouco de exercício moderado e levar um estilo de vida saudável são valores que devem ser transmitidos no núcleo familiar. Em umComo.com.br explicamos a você como melhorar a alimentação de sua família. Faça com que os pequenos sigam o exemplo dos mais velhos, seguindo uma boa dieta, crescendo mais fortes e saudáveis e evitando pegar algumas doenças. Você notará a diferença!

1

Evite comprar comida pré-cozida. Comprar alimentos congelados ou consumir junk food em excesso (hambúrguer, pizza, massa...), não contribui para que as crianças cresçam saudáveis, pois este tipo de comida é rica em gorduras e calorias e não ajuda no desenvolvimento de crianças e adultos.

2

Aposte na comida caseira e cozinhe com alimentos frescos. Todos eles são mais saudáveis para a dieta de todos os membros da família. Além disso, os pratos caseiros são mais gostosos, pobres em sal e calorias. Lembre-se: uma coisa é sair para jantar ou almoçar fora eventualmente, e outra se acostumar a comer sempre pratos prontos com alto conteúdo de proteína, caloria e gordura.

3

A cozinha é um meio de comunicação e desenvolvimento. Se você tem dificuldade para fazer atividades com as crianças lá de casa ou não tem tempo, a cozinha é um lugar ideal para envolvê-los na limpeza e no cuidado do lar, assim como para adquirir responsabilidades. Também é uma forma muito divertida de ajudá-los a ter vontade de experimentar o que eles mesmos cozinharam. Use a pedagogia e faça eles verem na cozinha e na comida um jogo agradável e satisfatório.

4

Frutas e verduras imprescindíveis. Em qualquer dieta saudável e equilibrada, estes dois produtos devem ter uma forte presença. Use a imaginação para que as crianças aceitem provar os alimentos verdes e encontrem a graça neles. Se eles participarem ativamente na elaboração, se você for criativo e incluir outros ingredientes nos pratos, conseguirá que os mais resistentes descubram o prazer de comer verde. A hora do café da manhã ou do lanche são momentos perfeitos para comer frutas, ajudando a que a refeição mais importante do dia seja ainda mais saudável e nutritiva.

5

Por outro lado, fazer as crianças participarem ativamente em todo o processo ajudará a que conheça os seus gostos e a propor outros sabores novos que deverão descobrir. Com um pouco de psicologia poderá fazer os seus filhos se sentirem importantes e com uma opinião que conta. Leve eles ao supermercado e deixe que participem na escolha de alguns produtos em troca de experimentar outros que gostem mais. Deste modo, não sentirão que a comida é uma obrigação, e sim um prazer.

6

Comer em família é muito importante. Muitas famílias costumam fazer isso na hora do jantar e aproveitam para ficar em dia e saber como foi a jornada de cada um, tanto das crianças como dos adultos. Compartilhar a refeição com os seres queridos ajuda a aumentar a autoestima de todos, além de fortalecer o núcleo familiar. Estes são momentos perfeitos para saber mais sobre pais e filhos e compartilhar momentos, experiências e episódios diários.

7

Por último, incentive o exercício após a refeição. Depois de terminar, tente que todos assumam responsabilidades e retirem seus pratos. Depois podem acabar a refeição com um passeio agradável que ajude a manter a atividade vital em um lugar onde, além de queimar calorias, também poderão incentivar a comunicação familiar.

8

Se deseja ler mais artigo parecidos a Como melhorar a alimentação da minha família, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Relacionados
Comentários (0)

Escrever comentário sobre Como melhorar a alimentação da minha família

Muito útil

Descubra vídeos interessantes
Cocktails & Comidas
Carnaval
Maquiagem
Aulas de Zumba