Partilhar

Como melhorar a digestão

Como melhorar a digestão

Todos nós já sofremos alguma vez de má digestão, normalmente porque abusamos da quantidade de comida ou porque ingerimos algum alimento que causa estragos em nosso estômago. Este mal-estar é originado pela má absorção de alimentos e pode produzir náuseas, dor abdominal, cólica, flatulência, acidez, refluxo e sensação de peso no estômago. Para evitar que a má digestão se transforme em um costume existem muitas ferramentas que podemos usar: continue lendo este artigo de umComo e fique por dentro de como melhorar a digestão!

Também lhe pode interessar: Como fazer sucos para melhorar a digestão
Passos a seguir:
1

Um dos conselhos que os especialistas em saúde mais recomendam para melhorar a digestão é respeitar o horário das refeições. Quando comemos fora de hora ou passamos muitas horas sem ingerir alimentos, o estômago deixa de assimilar bem as refeições. Por outro lado, quando come todos os dias na mesma hora o despertador biológico se acostuma e favorece a digestão.

Como melhorar a digestão - Passo 1
2

Aumentar o consumo de fibra também é aconselhável para melhorar a digestão. A fibra, além de absorver gordura, regula o trânsito intestinal e evita o intestino preso, ajudando a que as comidas sejam assimiladas e eliminadas mais facilmente. Os alimentos ricos em fibra são as verduras, os cereais como a aveia, o trigo e os produtos integrais.

Como melhorar a digestão - Passo 2
3

A água é excelente para o estômago pois também intervém no bom funcionamento do trânsito intestinal. Ela depura o organismo ajudando a liberar as toxinas, permitindo que o processo da digestão seja mais fácil. O recomendável é ingerir no mínimo oito copos de água por dia.

Como melhorar a digestão - Passo 3
4

Mastigar lentamente e comer sem pressa é importantíssimo para evitar uma indigestão, pois quando levamos um ritmo de vida muito corrido o estresse afeta a saúde do nosso estômago. Da mesma forma, quando comemos depressa e não mastigamos bem a comida, o sistema digestivo tem mais dificuldade para processar os alimentos.

Como melhorar a digestão - Passo 4
5

Manter uma alimentação saudável é preciso para melhorar a digestão. Os alimentos ricos em gorduras e açúcar são muito ruins para o estômago e mais difíceis de processar, por isso o ideal é manter uma dieta rica em vegetais, proteína e frutas. Em relação às frutas, também é recomendável tomar sucos para melhorar a digestão.

Como melhorar a digestão - Passo 5
6

Quando se sofre de má digestão é preciso visitar um médico especialista para fazer uma revisão abrangente do sistema digestivo e descartar qualquer úlcera estomacal. É muito provável que o médico receite algum protetor gástrico para evitar que as comidas continuem ocasionando uma má digestão.

Como melhorar a digestão - Passo 6
7

Reduzir o consumo de álcool e cigarro é ideal para propiciar a boa digestão. Tanto o cigarro como as bebidas alcoólicas causam estragos no sistema digestivo, sendo muitas vezes os responsáveis pela acidez, refluxo e gastrite. Evite tomar líquido com as refeições e se isso for impossível, prefira a água ao invés de um copo de vinho, por exemplo.

8

É comum escutar que o coração está no estômago, já que as emoções e o nervosismo são sentidos mais neste órgão do que no sistema cardiovascular. Diminuir o estresse, reduzir os níveis de ansiedade e ter um hobbie que permita drenar as emoções são coisas necessárias para ter uma melhor digestão. O exercício pode ser muito útil para cumprir com este passo, pois disciplinas como a natação e o ioga permitem exercitar o corpo e a mente.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como melhorar a digestão, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Como melhorar a digestão

Como melhorar a digestão
1 de 7
Como melhorar a digestão

Voltar ao topo da página