Como melhorar a má circulação do sangue

Como melhorar a má circulação do sangue

A má circulação do sangue é um sintoma comum da pressão arterial elevada e de doenças do coração, e também pode ser uma causa dessas condições. Embora um dos primeiros passos para aumentar a má circulação, seja consultar um profissional de saúde, poderá também fazer uma série de mudanças todos os dias para ajudar a aumentar o fluxo sanguíneo. Manter um estilo de vida saudável através de dieta e exercício, entre outras técnicas, é essencial para melhorar a circulação e prevenir a doença.

Vai precisar de:
  • Alimentos de baixo índice glicêmico
  • Suplementos nutricionais
  • Gingko biloba
  • Gengibre
  • Pimenta de caiena
Passos a seguir:
1

Faça exercício pelo menos três vezes por semana para melhorar a má circulação, pois é fundamental para aumentar o fluxo sanguíneo para o coração. Faça exercício pelo menos 30 minutos por dia, mesmo que seja de baixa intensidade física, tal como dar uma caminhada à hora de almoço ou brincar com o seu animal de estimação. Realize exercícios que impliquem uma intensa atividade cardiovascular, como andar, correr, aeróbica ou desportos de equipa para favorecer ao máximo a sua circulação. Enquanto isso, mova-se pelo menos uma vez a cada hora para fazer com que o sangue flua, especialmente se trabalhar num escritório sedentário.

2

Tenha cuidado com o que come. Há alimentos nutritivos com um baixo índice glicêmico, tais como as frutas e hortaliças frestas, lacticínios com pouca gordura, carnes magras e grãos inteiros, desta forma ajudará a aumentar a circulação e a prevenir problemas cardíacos. Reduza o consumo de alimentos ricos em gorduras trans e gorduras saturadas, substituindo-os por elementos ricos em ácidos gordos naturais, tais como nozes, salmão e abacate, que podem aumentar a circulação. Enquanto isso, mantenha-se hidratado com água potável ou engarrafada, que também pode ajudar na função circulatória.

3

Tome suplementos nutricionais regularmente para ajudar a aumentar a circulação. Uma boa circulação inclui vitamina C, vitaminas do complexo B, cálcio, magnésio e óleo de peixe ômega 3. Observe também a eficácia dos suplementos de vitamina E na redução do risco de doenças cardíacas, pois melhora a circulação sanguínea. Para além disso, a investigação científica tem revelado que gingko biloba aumenta a circulação através da dilatação das veias e artérias, e ajuda a fazer circular as plaquetas de sangue por todo o corpo.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como melhorar a má circulação do sangue, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Alguns cientistas descobriram que o gengibre e a pimenta de caiena também podem ajudar a aumentar a circulação. O gengibre, por exemplo, promove o fluxo sanguíneo através da dissolução de coágulos que podem reduzir a circulação e causar problemas cardíacos.