Partilhar

Como melhorar a postura ao dormir

Como melhorar a postura ao dormir

Levantar continuamente cansado, sem energia ou com o pescoço rígido e dor nas costas é um claro indício de um mau descanso à noite. É que dormir bem é fundamental para manter um ótimo estado de saúde e evitar possíveis lesões articulares. A postura que adotamos enquanto dormimos é importantíssima já que é determinante na qualidade do sono e a responsável na maioria das vezes pelo aparecimento de dores corporais e a sensação de cansaço. Preste atenção neste artigo de umComo e descubra como melhorar a postura ao dormir.

Também lhe pode interessar: Como controlar os sonhos ao dormir
Passos a seguir:
1

Antes de centrar a atenção em adotar a postura correta para dormir bem, é imprescindível destacar a importância de escolher um bom colchão e uma almofada que assegurem seu descanso e bem-estar durante as horas de sono. Ambos são elementos centrais para conseguir um adequado alinhamento da coluna vertebral e prevenir doenças articulares. Para fazer uma excelente escolha, aconselhamos a você seguir os critérios indicados nos artigos Como escolher um bom colchão e Como escolher um bom travesseiro.

2

Para melhorar sua postura ao dormir deve ser consciente da posição que adota de início justo ao deitar na cama. É por isso que é recomendável evitar ficar dormindo no sofá ou se deixar vencer pelo sono vendo TV, já que desta forma será impossível corrigir a postura para dormir adequadamente. No momento que notar que está quase a dormir, o melhor é habilitar a cama para isso e adotar as posições que indicamos a seguir.

3

Os especialistas coincidem em que uma das melhores posturas para um bom descanso é dormir de lado, conhecida popularmente como posição fetal. Os joelhos e os quadris devem ficar ligeiramente flexionados sem ultrapassar um ângulo de 90º e, ademais, recomenda-se colocar uma almofada entre as pernas. Esta posição permite manter um bom alinhamento da coluna vertebral e dos quadris, evitando sobrecargas.

4

Outra posição recomendada para dormir bem é de barriga para cima colocando uma almofada bem embaixo dos joelhos e com os braços estendidos ao lado do corpo. Permite também manter a coluna alinhada e com bom apoio sobre a cama, mas é importante encontrar uma almofada que tenha a espessura adequada para um excelente alinhamento do pescoço, caso contrário, poderiam aparecer problemas cervicais.

5

Além de conhecer estas técnicas para melhorar a postura ao dormir, os médicos e especialistas também assinalam aquela posição que se deve evitar, e esta é dormir de bruços. Isto se deve a que nesta pose, a curvatura da coluna lombar aumenta, o que a longo prazo pode provocar uma sobrecarga da articulação gerando dores na zona. Também pode acabar ocasionando doenças musculares no pescoço e nas costas.

Obtenha mais informação a respeito no artigo Faz mal dormir de bruços?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como melhorar a postura ao dormir, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário sobre Como melhorar a postura ao dormir

Como melhorar a postura ao dormir
Como melhorar a postura ao dormir

Voltar ao topo da página