Partilhar

Como melhorar minha autoestima

Como melhorar minha autoestima

A autoestima é o valor que damos a nós mesmos, é algo que vai sendo construído ao longo da vida em função das experiências vividas. Todos, em algum momento, já tivemos pensamentos negativos sobre nossa capacidade ou nossa forma de ser, "não sou boa para este trabalho", "esta prova é muito difícil para mim", "não tenho a sorte que os outros têm". No dia a dia vamos construindo nossa forma de viver e de estar no mundo em função da ideia que temos de nós mesmos. Se você tem baixa autoestima, pode mudar esta situação e se superar. Aqui damos alguns conselhos para melhorar sua autoestima.

Também lhe pode interessar: Como aumentar a autoestima
Passos a seguir:
1

Transforme o pensamento negativo em positivo. Ao invés de pensar em todos seus defeitos, pense em todas suas virtudes. Reforce os aspectos positivos e trabalhe os aspectos que considerar negativos. O que você fala é valioso, o que você faz é valioso, o que você é é valioso e o que conseguiu é valioso.

2

Identificar. Faça uma lista das coisas que quer mudar, identifique quais pode modificar e quais não. Tente trabalhar sobre os aspectos que considera negativos, mas lembre-se que a mudança não acontece de um dia para o outro, ela precisa de tempo.

3

Ação. Tente mudar atitudes que considera prejudiciais. É importante se sentir bem com você mesma e aprender a aceitar sua forma de ser.

4

Não generalize. Pode ser que alguns aspectos da sua vida não estejam como gostaria, mas não significa que toda sua vida seja um desastre. Quando esses pensamentos lhe invadirem, pense nas coisas positivas que já conseguiu até hoje.

5

Confie em você. Não tenha medo de dizer o que pensa ou o que sente. Confie em suas capacidades, demonstre segurança. Não se preocupe pelo que os outros irão falar de você, sempre existirão pessoas em desacordo com sua forma de pensar, mas isso não significa que estamos fazendo nada errado.

6

Estabeleça objetivos. Pense em metas que você queira atingir e elabore um plano para alcançá-las. É importante tentar se superar todos os dias e se esforçar para conseguí-lo. Você descobrirá aspectos que desconhecia de si mesmo.

7

Cuide do seu corpo. Faça exercício diariamente, dessa forma você poderá combater o estresse e se sentir à vontade com você mesmo. Lembre-se que seu corpo é seu amigo para a vida inteira, e você deve cuidá-lo.

8

Evite as comparações. Todos temos aspectos positivos e negativos. Somos diferentes e temos qualidades únicas, mas isso não significa que os outros sejam melhores do que nós.

9

Valorize o que você tem. Aprenda a desfrutar do que a vida lhe deu e do que conseguiu até hoje. Aprecie cada momento de sua vida.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como melhorar minha autoestima, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário sobre Como melhorar minha autoestima

9 comentários
Seila Lopes Barros de Sousa
Eu preciso mudar meu visualização
Regina Eduardo da cruz
Queria arrumar a minha esposa
Graciele Ferreira dos santos
Eu queria saber mim arruma mas não sei
Daniella de Holanda soares
Adoro esquadrão da Moda
Ludmila Cristina da Silva cruiz
Eu quero mudar o visual um pouco ela pareceu muito criança
anapaula teodoro jorge
oi tenho 37 anos tenho cinco filhos sou solteira eu queria dar um repaginada no meu vizual arumar meus dente arumar meu corpo colocar siliconi e etc
selma cordeiro
Quero muda meu visual minha aparencia minha barrida meu tosto meu cabelo meus dentes
Sueli Alves de Souza
Tenho crise de nervos, numa dessas passei a máquina no meu cabelo desde então não me encontro mais tudo pra mim é tanto faz me sinto orrorosa a pior a mais feia e sofro pois tenho marido e filhos que me amam tanto e não podem me ajudar, talvez vocês poção por favor me ajudem preciso recuperar minha auto estima...
sibelle nayara da silva
Gostaria de aprende a me vestir melhor. Tenho 24 anos mais nao sei me vestir bem as vezes vejo como as pessoas me olham e fico com vergonha gostaria muito de participar do programa esquadrao da moda

Como melhorar minha autoestima
Como melhorar minha autoestima

Voltar ao topo da página