Partilhar

Como melhorar os hábitos alimentares

Como melhorar os hábitos alimentares

Se alimentar da forma adequada e balanceada não é só um hábito que beneficia nossa figura, mas também possui um efeito importante na nossa saúde, melhorando a qualidade de vida e reduzindo a possibilidade de sofrer de doenças como diabetes, pressão alta, problemas do coração e obesidade. No entanto, nem sempre é algo fácil de conseguir pois muitas vezes nosso estilo de vida parece incompatível com um ritmo mais saudável! Mas fazer a mudança é possível, por isso em umComo.com.br damos algumas soluções para que descubra como melhorar os hábitos alimentares e ganhar saúde.

Passos a seguir:
1

No começo é importante prestar atenção em qual é a forma adequada de comer. Uma boa maneira de o fazer é consultar a pirâmide alimentar. Nela aparecem as porções que devem ser consumidas segundo o grupo de alimentos, no entanto é importante lembrar que os especialistas indicam atualmente que as porções variam segundo a idade, a atividade física e a condição da pessoa. Por exemplo, alguém que faz muito esporte é provável que deva ter uma alimentação adequada ao seu ritmo com um bom conteúdo de proteína, carboidratos e vegetais.

Como melhorar os hábitos alimentares - Passo 1
Imagem: usjt.br
2

Levar em consideração a pirâmide alimentar ajuda a melhorar os hábitos alimentares se entendermos (e colocarmos em prática) que nosso corpo deve receber uma porção reduzida de gordura saturada e doces, e dar prioridade aos cereais (de preferência integrais), além das frutas e vegetais, proteínas (de preferência magras) e legumes e lacticínios. Esta forma de alimentação equilibrada melhora sua saúde e sem dúvida reflete também em sua figura.

3

A comida congelada, a comida preparada de forma industrial e comida "lixo" devem ser, se possível, eliminadas da dieta ou reduzidas ao máximo. Este tipo de alimentos estão cheios de conservantes e gorduras saturadas que não trazem nada bom para nosso organismo, pois nada melhor do que um prato de comida caseira preparado da forma adequada. Se este tipo de comida faz parte da sua alimentação habitual, é recomendável mudar este hábito quanto antes.

4

Tente, na medida do possível, comprar alimentos em sua versão natural, frescos e com a menor quantidade possível de conservantes. Dessa forma você oferecerá ao seu organismo produtos saudáveis que, sem dúvida, beneficiarão seu corpo de forma positiva. Sempre que puder compre no mercado local ou feira. Anime-se a fazê-lo, pois dificilmente encontrará em outro lugar melhor qualidade.

5

Não exagere nas porções, coma de forma equilibrada. Se seu prato estiver mais cheio do que deveria então está fazendo algo errado, assim como se passar o dia inteiro sem comer frutas nem verduras. Se a única proteína que consome é da carne vermelha ou enchidos cheios de gordura, você deve repensar sua alimentação. Mudar de hábito não significa morrer de fome! Só requer se alimentar de maneira consciente e cuidar do corpo.

6

Faça dois lanches por dia e três refeições diárias para tentar consumir todos os alimentos de maneira mais saudável. Evite petiscar entre as refeições e tire importância de produtos como doces, pães e açúcar processado. Existem muitas opções deliciosas e saudáveis: explore com a mente aberta e verá como é possível melhorar seus hábitos alimentares.

7

Preste atenção na sua forma de cozinhar os alimentos: prefira sempre a grelha, a chapa, o vapor ou o forno no lugar da fritura. Use pouco óleo e de preferência de oliva, diminua o consumo de sal e tempere suas comidas com o uso de ervas aromáticas e criatividade. Use ingredientes frescos e de qualidade e verá como não é necessário temperar muito seus pratos. Experimente novas formas mais saudáveis de cozinhar os alimentos e você notará a diferença.

8

Se sentir que mudar seus hábitos alimentares é uma tarefa impossível para você, então não duvide em consultar um nutricionista que possa lhe ajudar e guiar neste caminho. Não há nada como um especialista para ajudar a melhorar nossa saúde.

9

Definitivamente, nossa mente ocupa uma função importante na mudança de hábito e na alimentação saudável. Comer melhor não significa comer pouco, passar fome ou deixar de sentir prazer com a gastronomia: só exige equilíbrio, por isso tire da sua cabeça as ideias de saúde associadas à infelicidade ou sacrifício. Encontre os alimentos que mais gosta de cada grupo considerando suas versões mais saudáveis e sem se fechar à possibilidade de ter uma vida mais saudável.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como melhorar os hábitos alimentares, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Como melhorar os hábitos alimentares

Como melhorar os hábitos alimentares
Imagem: usjt.br
1 de 2
Como melhorar os hábitos alimentares

Voltar ao topo da página