Meningite

Como meningite é transmitida

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes. Atualizado: 11 março 2021
Como meningite é transmitida

A meningite é uma doença que causa a inflamação das meninges, ou seja, as membranas que envolvem o encéfalo, que inclui o cérebro, cerebelo e bulbo, e a medula espinhal. Existem vários tipos de meningite, que dependem daquilo que a causa, se um vírus, bactérias ou fungo, embora menos comum. Os sintomas desta doença podem ser confundidos facilmente com uma gripe ou resfriado, por isso é importante conhecer bem quais os sintomas e também a forma como esta doença é transmitida. Para ficar bem informado acerca da meningite, em umComo explicamos para você como meningite é transmitida.

Índice

  1. Sintomas da meningite
  2. Causas e tipos de meningite
  3. Transmissão da meningite

Sintomas da meningite

Saber identificar os sintomas da meningite precocemente, pode ajudar o paciente a procurar tratamento médico o quanto antes. Os primeiros sintomas da meningite são facilmente confundidos com os de uma gripe e costumam se manifestar dois dias após ter ocorrido a infeção. Sendo assim, a meningite pode apresentar os seguintes sinais e sintomas:

  • Febre alta;
  • Dor de cabeça forte;
  • Vômitos e náuseas;
  • Perda de apetite;
  • Confusão mental e dificuldade em se concentrar;
  • Sonolência e cansaço;
  • Dor e rigidez no pescoço;
  • Sensibilidade à luz.

Os sintomas da meningite em bebês também se apresentam sob a forma de dor de cabeça, febre alta, vômitos, inquietação, irritabilidade, moleira, confusão e rigidez corporal. O diagnóstico da meningite é feito através da realização do exame da punção lombar, que consiste na retirada do líquido cefalorraquidiano da espinha.

Como meningite é transmitida - Sintomas da meningite

Causas e tipos de meningite

Como já referi no início, a causa da meningite varia consoante o tipo. O tipo de meningite mais comum é a viral, que é causada por um vírus. Para além de ser a forma mais comum de meningite, é também a menos perigosa, sendo que por vezes pode nem sequer exigir tratamento. A meningite viral é mais comum no fim do verão e no começo do outono.

Outro tipo é a meningite bacteriana, causada por uma bactéria. Esta é a forma de meningite mais grave e ocorre quando a bactéria entra na corrente sanguínea e migra até ao cérebro. Para além disso, a meningite também pode ser causada por um fungo, no entanto a meningite fúngica é a menos comum.

Transmissão da meningite

A transmissão da meningite ocorre através do contato da saliva ou gotículas de saliva do paciente infetado através da fala, tosse ou espirro junto de um indivíduo saudável. Isto significa que beijos de língua e de boca são um meio de contágio de meningite, a não ser que o indivíduo esteja vacinado contra a doença. Estar em contato de forma prolongada com o paciente contaminado, abraçá-lo ou dar-lhe um aperto de mão, não são meios de transmissão de meningite e, por isso estes atos não apresentam qualquer risco para a saúde do indivíduo saudável. Deverá existir um contato mais íntimo com o indivíduo contaminado para ocorrer o contágio da doença, uma vez que o vírus não sobrevive no ar.

Também pode ocorrer a transmissão da meningite viral através da ingestão de alimentos contaminados. Isto pode acontecer simplesmente pelo fato do indivíduo contaminado ir evacuar, não lavar as mãos e, de seguida manusear alimentos ou bebidas. Assim que outro indivíduo ingerir estes alimentos, também ficará igualmente contaminado. Partilhar copos, pratos ou talheres também pode ser um meio de transmissão da meningite viral.

Quando a doença é transmitida, a bactéria é levada para o sistema circulatório apenas após cinco dias de ter ocorrido o contágio. Por isso, pessoas com um sistema imunológico comprometido, mulheres grávidas e crianças com menos de cinco anos de idade são considerados fatores de risco para contrair a meningite.

Leia também: Sintomas da Doença do Pombo - Tem cura?

Como meningite é transmitida - Transmissão da meningite

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como meningite é transmitida, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como meningite é transmitida