Os idosos incapacitados

Como movimentar uma pessoa acamada

Michele Lopes
Por Michele Lopes. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como movimentar uma pessoa acamada
Imagem: gazetasetelagoana.com.br

Independentemente de idade e sexo, a pessoa acamada precisa ter ao seu lado companheiros atenciosos, dedicados e pacientes, já que os cuidados vão além das condições físicas e envolvem igualmente as emocionais. Saber tratar um enfermo não é tarefa fácil, e isto inclui, especialmente, como movimentá-lo da maneira correta. Um trabalho intenso e extremamente indispensável ao doente – que necessita de conforto e pode ter consequências graves caso fique imóvel por muito tempo –, mas que precisa ser feito com a máxima atenção para que o cuidador também não seja prejudicado. Para tal, existem técnicas corretas que o umComo.com.br lista abaixo. Confira!

Também lhe pode interessar: Barata morde pessoas?

Índice

  1. Para sentar a pessoa
  2. Para virar a pessoa
  3. Para ajudar a pessoa a se levantar
  4. Para dar banho na pessoa

Para sentar a pessoa

  • Fique em um dos lados da cama, bem próximo à extremidade, e coloque um de seus braços por baixo dos ombros do acamado com firmeza suficiente para segurar o pescoço e a cabeça.
  • Depois, se possível, o paciente deve passar um braço por debaixo da sua axila e colocar a mão por trás de seu ombro. Ou, caso ele consiga, pode se agarrar no seu pescoço com as duas mãos.
  • Depois, afaste seus pés um do outro, flexione os joelhos e dê um passo para trás utilizando a perna que está mais próxima à cama. Molde aos poucos o tronco do doente até que ele consiga ficar sentado.
  • Se a situação permitir, peça ao acamado que tome impulso na cama, primeiramente com a mão que conseguir deixar livre e, depois, estique as duas mãos apoiando-as atrás do próprio corpo para que se equilibre.
  • Ainda apoiando as costas do doente com uma mão, coloque atrás dele alguns travesseiros para deixá-lo bem acomodado.

Para virar a pessoa

  • Permaneça do lado da cama para o qual ele será virado. Cruze os braços dele por cima do peito, com as mãos juntas, flexione seus joelhos e deixe uma perna por cima da outra.
  • Um de suas mãos deve ficar no ombro do doente e a outra em seu quadril, girando o corpo dele em sua direção.
  • Para que o acamado não caia, mova-o ainda deitado e de lado de forma que suas costas fiquem no centro da cama. Posicione uma almofada entre os joelhos da pessoa e outra nas costas para que ela fique mais confortável.

Para ajudar a pessoa a se levantar

  • Aproxime-o da ponta da cama e ajude-o a sentar com os pés para fora. Passe um de seus braços pela nuca dele para segurar no ombro mais distante. Leve seu outro braço para debaixo dos joelhos do doente acamado e peça que agarre em seu pescoço com as duas mãos.
  • Você deve girar para que o paciente também vire na mesma direção e consiga ficar na transversal, apenas apoiado pelas nádegas e com as pernas para fora. Faça uma leve pressão com o braço que está na nuca da pessoa para que deixe o tronco reto e fique sentada.
  • Se necessário, esta é a hora de calçar o acamado. Coloque-o de pé próximo à cama, fique na frente dele e flexione os joelhos. Suas mãos ficarão por baixo das axilas da pessoa e ela segurará no seu pescoço com as duas mãos.
  • Leve um dos seus pés para trás e erga o enfermo para que possa apoiar os pés no chão e o peso do seu corpo se deslocar, sucessivamente. Desta forma, ele conseguirá se equilibrar aos poucos.

Para dar banho na pessoa

  • Reserve as roupas que serão vestidas, coloque os itens necessários próximo a você para facilitar, deixe a água numa temperatura agradável, e feche portas e janelas para evitar que entre vento.
  • Coloque os lençóis para a parte de trás do doente, posicione-o para perto de você e tire sua roupa ainda no local, protegendo-o com uma toalha ou um roupão.
  • De preferência, inicie o banho com luvas, começando pelo rosto, sem utilizar sabonete nesta região.
  • Durante o banho você pode colocar o acamado sentado em uma cadeira de plástico, sobre um tapete antiderrapante.
  • Quando o banho acabar, seque o doente com atenção principalmente às partes íntimas, dobras, abaixo das mamas e axilas, e no meio dos dedos. Todos estes métodos são essenciais para a prevenção do aparecimento de escaras.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como movimentar uma pessoa acamada, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Antes de iniciar os cuidados para movimentar um acamado, consulte um especialista e peça para que te acompanhe, aos menos na primeira vez. Um movimento errado pode ocasionar lesões em você e no doente.
  • A sua postura deve estar ereta, os pés separados e os joelhos flexionados.
  • Se o paciente for pesado, levante-o com uma toalha enrolada na cintura, segurando firmemente seus membros. Bloqueie os pés da pessoa com os seus quando ela estiver de pé.
  • O banho no acamado é essencial. Além de proporcionar higiene, oferece bem-estar e é a melhor ocasião para analisar a condição da pele, passar creme hidratante se necessário e ativar a circulação.
  • É importante estimular, orientar e supervisionar o doente enquanto toma banho para que ele próprio tente fazer a higiene; realize apenas as tarefas que a pessoa não consegue cumprir.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Mirusquia
Por favor me oriente estou com paciente acamado situaçao CA no quadril e no pulmaão e esta acamado a 7 dias e começou escara no quadril o que devo fazer

Editor umComo.com.br
Oi Mirusquia! Nesse artigo poderá encontrar as indicações a seguir para tratar escaras: https://saude.umcomo.com.br/artigo/como-tratar-as-escaras-1293.html
Imagem: gazetasetelagoana.com.br
Como movimentar uma pessoa acamada