Como não ficar doente com o ar condicionado

Como não ficar doente com o ar condicionado

O ar condicionado é um luxo revigorante para dos dias de grande calor, tanto em casa como no local de trabalho. Em países de clima quente e úmido com o Brasil, algumas pessoas consideram a climatização como uma necessidade. Apesar de ser muito confortante, o ar condicionado pode prejudicar a sua saúde. Ele pode provocar espirros, coriza, sinusite, tosse e garganta inflamada que podem piorar e passar a problemas de saúde severos como infecções das vias respiratórias. Para beneficiar do frescor da climatização sem ficar doente, é necessário ter atenção a alguns cuidados específicos. Para saber como não ficar doente com o ar condicionado, continue lendo esse artigo do umComo.

Passos a seguir:
1

Hidratação

O ar condicionado provoca um ressecamento das mucosas do sistema respiratório, o que diminui a imunidade contra bactérias e vírus que provam gripes e resfriados. Por isso, é essencial manter uma boa hidratação do seu corpo para não ficar doente com o ar condicionado. Isso pode ser feito com um aumento da ingestão de líquidos como água, sucos, sopas e chás.

2

Soro fisiológico

Para manter as mucosas nasais hidratadas e prevenir o ressecamento causado pela climatização, é essencial usar soro fisiológico ou uma solução salina no nariz. Repita o procedimento várias vezes por dia para manter as vias respiratórias hidratadas e prevenir doenças.

3

Umidade do local

Também é essencial promover a umidade do ambiente, sendo que a falta dela promove o ressecamento do organismo e o aparecimento de infecções das vias respiratórias. Para isso, pode apostar em aparelhos umidificadores que melhoram a qualidade do ar, colocar uma toalha molhada no cômodo onde se encontra ou até deixar uma bacia com água no chão. Esta medida é particularmente importante para o quarto, caso o ar condicionado também funcione no local onde você dorme.

4

Circulação de ar

A fraca circulação de ar é uma armadilha de doenças em ambientes climatizados, especialmente se existe uma pessoa doente no ambiente. Procure arejar a casa periodicamente, abrindo as janelas ocasionalmente para promover a circulação de ar. Caso use o ar condicionado do carro, deixe uma pequena fresta da janela aberta para que o ar circule dentro do veículo.

5

Mudanças bruscas de temperatura

As mudanças bruscas de temperatura favorecem o aparecimento de doenças para quem frequenta ambientes com ar condicionado. A deslocação de um ambiente refrigerado para um ambiente quente, e vice versa, prejudica o sistema de defesas do organismo. Evite regular o ar condicionado para temperaturas muito baixas, não fique diretamente na frente do vento da climatização e desligue o aparelho sempre que sair do chuveiro. Controle a tentação e deixe o seu corpo se acostumar à temperatura de forma branda.

6

Limpeza regular filtros e tubulações

A limpeza dos filtros e tubulações do ar condicionado é essencial para prevenir que você fique doente. Quando estão sujos, esses elementos da climatização espalham agentes alérgicos e infecciosos pela casa ou pelo escritório, o que promove a proliferação de bactérias e vírus que resultam em doenças. Assim, a limpeza regular dos filtros e tubulações de acordo com as instruções do fabricante é essencial para prevenir a proliferação de ácaros, fungos, mofo e bactérias patogênicas que provocam alergias e doenças como a legionelose.

Dica: Confira como limpar o ar condicionado, acessando esse artigo.

7

Colírios lubrificantes

Sendo que os olhos também ressecam com o ar condicionado, é essencial prevenir o problema com o uso de colírios lubrificantes. Prefira suar óculos em ambiente climatizado e, caso use lentes de contacto, aumente o uso de colírios hidratantes.

8

Pele

Para evitar que o ar condicionado cause ressecamento da pele e outros problemas como rosácea, psoríase e dermatite seborreica, é essencial mantê-la protegida. Aplique foto protetores hidratantes e mantenha o seu organismo hidratado sempre que frequentar um local com ar condicionado.

Dica: Esse artigo explica como hidratar a pele de dentro para fora.

9

Agora que já sabe como não ficar doente com o ar condicionado, dê uma olhada nesses artigos sobre o tema que podem ser úteis:

Como fazer a manutenção do ar condicionado do carro

Como se refrescar sem ar condicionado

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como não ficar doente com o ar condicionado, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.