Partilhar

Como não se sentir só

Por Sara Silva. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como não se sentir só
Imagem: alineescreveaqui.wordpress.com

Muitas vezes estar só é inevitável, e nesses momentos muitas vezes ficamos aborrecidos, damos por nós relembrando momentos tristes, parece que nada tem interesse e acabamos por ficar para baixo. Uma pessoa pode se sentir só em determinados momentos apenas, como também por já não se encontrar numa relação, viver sozinho ou estar longe da família e amigos. Está cientificamente provado que esse estado de espírito, quando frequente, acaba influenciando o surgimento de problemas de saúde, pois nossas defesas ficam em baixo. Por estas e outras razões, é importante ficar sabendo de algumas dicas de como não se sentir só. Descubra-as neste artigo umComo.com.br!

Também lhe pode interessar: Como evitar sentir inveja
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar saiba que essa sensação não é exclusiva de você e não significa que há algo de errado consigo. Todo o mundo, em algum momento, se sente para baixo e sozinho. Saber isso pode reconfortá-lo e o fazer se sentir melhor.

2

Hoje em dia, mesmo estando longe das pessoas, é possível nos comunicarmos com elas, usando o celular ou a internet. Aproveite para desabafar com alguém que você sabe que se preocupa consigo e que lhe dará bons conselhos ou o fará rir. Muitas vezes isso é o suficiente para ficar mais animado!

Como não se sentir só - Passo 2
Imagem: imgarcade.com
3

Pode não lhe apetecer falar com ninguém, mas em momento assim é importante jogar para fora tudo o que você está sentindo. Faça o exercício de pegar em um papel e caneta, abrir um programa de escrita no computador ou criar um blog e escreva tudo o que lhe está passando pela cabeça. No final com certeza você se sentirá mais leve.

4

Procure se distrair evitando pensar nos assuntos que o fazem sentir só. Saia para passear um pouco, assista a um filme ou seriado, brinque com seu pet, jogue um videogame, cozinhe, durma, escute música... no fundo se concentre em uma atividade que lhe dá prazer e que o mantenha ocupado.

Como não se sentir só - Passo 4
Imagem: fcosuperlisali.blogspot.pt
5

Se você se sente só com grande frequência, deverá não só procurar atividades que lhe dão prazer mas também que o coloquem em contato com outras pessoas. Um exemplo excelente são os projetos de voluntariado, nos quais você terá a chance de aprender muitas coisas novas e ajudar várias pessoas!

6

Quando estamos nos sentindo sós, temos tendência a desenvolver pensamentos negativos que nos puxam ainda mais para baixo. Evite esse tipo de sentimento ao escrever uma lista das coisas pelas quais você se sente grato, desde as mais pequenas às maiores, e depressa perceberá que não tem tantas razões assim para estar mal.

Como não se sentir só - Passo 6
Imagem: teachervjcpjoani.blogspot.pt
7

Algumas pessoas tendem a se sentir mal quando se encontram em ambientes bagunçados e sujos, isso está também relacionado com o feng shui. Quer você acredite nessa relação ou não, esforce-se por melhorar o local onde você se encontra, arrumando e limpando o espaço, pois somente o impacte visual conseguirá mudar sua disposição.

8

Procure conforto junto da natureza, pois quando nos concentramos ela tem um poder incrível de nos regenerar. Se for de dia, aproveite para realizar um passeio pelo parque ou à beira mar, conforme preferir, e se for de noite se dedique a observar o céu estrelado. Aproveite e faça meditação, com certeza se sentirá mais aliviado depois.

Como não se sentir só - Passo 8
Imagem: julima5.blogspot.pt
9

Muitas vezes nos sentimos sós não apenas porque estamos sozinhos mas sim porque temos questões para resolver. Pessoas que passam ou passaram pela experiência do bullying, por exemplo, tendem a se isolar com medo de serem rejeitadas por outros. É importante que você passe algum tempo pensando na razão porque se sente assim e encontre uma forma de ultrapassar o problema.

10

Dependendo do que está na origem desse sentimento de solidão, você pode não ser capaz de lidar com isso sozinho, o que leva a que cada vez se sinta pior. Nesse caso, se nem sua família nem seus amigos o conseguem ajudar, procure ajuda junto de um psicólogo, que o escutará e encontrará uma forma de o fazer seguir em frente.

Como não se sentir só - Passo 10
Imagem: work.chron.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como não se sentir só, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Conselhos
  • Não tome decisões drásticas ou importantes enquanto se sentir para baixo.
  • Esforce-se por se manter ocupado com algo quando se sentir sozinho.
  • Valorize o que existe de bom na sua vida e desvalorize o que existe de mau.

Escrever comentário sobre Como não se sentir só

Como não se sentir só
Imagem: alineescreveaqui.wordpress.com
Imagem: imgarcade.com
Imagem: fcosuperlisali.blogspot.pt
Imagem: teachervjcpjoani.blogspot.pt
Imagem: julima5.blogspot.pt
Imagem: work.chron.com
1 de 6
Como não se sentir só

Voltar ao topo da página