Como o álcool afeta o fígado

Como o álcool afeta o fígado

A ingestão abusiva de bebidas alcoólicas pode implicar graves consequências para a saúde e o organismo humano. Além do alcoolismo, são muitos os efeitos secundários que pode causar o álcool sobre as pessoas, mas é o fígado um dos órgãos que podem ser mais afetados. Deste modo, deve ser sempre feito um consumo responsável e beber com moderação. Neste artigo de umComo explicamos a você com detalhes como o álcool afeta o fígado.

Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, é necessário entender como se processa o álcool que ingerimos: ao chegar ao estômago, aproximadamente 20% é absorvido através das paredes estomacais e os 80% restantes passa para o intestino delgado e daí à circulação sanguínea. O sangue será quem enviará este álcool para o fígado para que seja assimilado e convertido em uma substância inofensiva para o organismo através de enzimas.

2

Deste modo, um consumo abusivo de álcool fará com que o fígado trabalhe em excesso e provoque depósitos de gordura nas células deste órgão e cause uma inflamação do fígado. Isto é o que medicamente se conhece como esteatose hepática ou fígado gorduroso.

Destaca-se que o fígado gorduroso normalmente não apresenta sintomas, por isso muita gente sofre desta doença sem chegar a saber. Ainda assim, em nosso artigo Como saber se tenho fígado gordo encontrará alguns conselhos que podem ajudar você a detectá-lo.

3

Além disso, quando o fígado precisa de metabolizar mais álcool do que é capaz, podem se produzir feridas e cicatrizes neste órgão interno, bem como uma produção excessiva de enzimas que, por sua vez, desencadeiam um número excessivo de radicais livres no organismo. Deter a ingestão de álcool pode fazer com que a afetação no fígado não se exceda.

4

Se não se reverter esta situação e se continua ingerindo álcool em altas quantidades, o mais provável é que se desencadeie uma hepatite alcoólica. Esta doença acarreta uma inflamação do fígado e requer tratamento médico. Pode ver mais informação em nossos artigos:

  • Como se manifesta a hepatite alcoólica
  • Como se trata a hepatite alcoólica
5

Do mesmo modo, continuar tomando bebidas alcoólicas em grandes doses provavelmente degenerará em uma cirrose hepática, uma lesão irreparável que provocará o endurecimento do fígado e que este deixe de exercer suas funções. Esta insuficiência hepática provocará graves problemas para a saúde da pessoa em questão e deverá ser seguido um tratamento médico que pode acarretar inclusive a necessidade de um transplante de fígado.

Veja também: O que significa Gama Glutamil Transferase

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como o álcool afeta o fígado, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.