Como o álcool pode afetar o cérebro

Como o álcool pode afetar o cérebro
Imagem: svejo.net

Ainda que o álcool esteja perfeitamente integrado à sociedade, seu consumo frequente ou excessivo traz consigo importantes repercussões em nossa saúde que muitas pessoas não percebem. Além das possibilidades de desenvolver um vício que derive em alcoolismo, sua ingestão abusiva conduz a problemas no fígado e em importantes órgãos como o cérebro, o coração e o estômago. Se você se pergunta como o álcool pode afetar o cérebro e por que o corpo reage de certa forma quando se bebe muito, continue lendo este artigo de umComo.com.br.

Passos a seguir:
1

O etanol, composto fundamental do álcool, é um poderoso estimulante que conta com um efeito importante sobre nosso cérebro, fazendo com que no início nos sintamos desinibidos e mais relaxados depois de sua ingestão, e à medida que se consome em maior quantidade vai afetando várias de nossas capacidades, levando-nos a determinadas reações que podemos reconhecer como próprias de uma embriaguez.

2

O álcool afeta o cérebro de forma geral, mas tem uma maior incidência em dois pontos: o cerebelo, que nos ajuda a controlar o movimento, o equilíbrio e a coordenação, e o lóbulo frontal responsável por aspectos como a memória, a aprendizagem ou o pensamento. É por isso que quando bebemos em excesso, todos os processos mencionados anteriormente são afetados de forma importante.

3

O álcool afeta o cérebro provocando:

  • Diminuição gradual das funções cerebrais à medida que consumimos mais álcool, assim a primeira coisa que perdemos é o controle das emoções, apresentando mudanças de humor repentinas: felicidade extrema, desinibição excessiva, tristeza ou agressividade.
  • Perda do controle motor por isso não podemos nos expressar de forma clara, temos dificuldade para caminhar, falar ou manter o equilíbrio.
  • A estrutura dos neurotransmissores do cérebro é afetada pelo excesso de etanol, isto faz com que importantes funções como o estado de alerta, a rapidez dos reflexos, a coordenação muscular ou a visão eficaz fiquem prejudicadas, além de provocar alucinações. Esta é a principal causa de acidentes quando bebemos em excesso.
  • Dano nas células cerebrais, que podem ser destruídas quando o consumo de álcool é excessivo.
4

Mas como o álcool afeta o cérebro se for consumido com frequência e em excesso? Além dos efeitos mencionados anteriormente, ocorre:

  • Dano irreversível nas células cerebrais e nos nervos periféricos.
  • Transtornos da conduta que se traduzem em episódios depressivos ou agressivos.
  • Transtornos do sono.
  • Diminuição da memória e da capacidade de concentração. Períodos severos de amnésia.
  • O consumo excessivo de álcool produz a deficiência de vitamina B1, o que pode levar a sofrer da doença de Wernicke-Korsakoff, uma condição neurológica que acaba se tornando um problema psiquiátrico no qual o paciente alucina.
  • Alterações mentais irreversíveis.
  • Em casos de severa intoxicação com etanol pode-se chegar ao estado de coma ou à morte devido à inibição da respiração.
5

Beber com moderação é fundamental para evitar os efeitos do álcool sobre o cérebro. Além disso, é importante procurar ajuda se suspeitarmos que somos alcoólatras, pois deste passo dependerão nossa saúde e bem-estar físico e mental.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como o álcool pode afetar o cérebro, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.