Partilhar

Como o azeite de oliva ajuda na saúde

Por Sara Viega. Atualizado: 5 agosto 2019
Como o azeite de oliva ajuda na saúde

A dieta mediterrânea tem um protagonista estrela, o azeite de oliva, um alimento indispensável que foi reconhecido como a gordura mais saudável. No entanto, nem todos os azeites de oliva são iguais, temos sempre que escolher o azeite de oliva extravirgem. Em umComo.com.br explicamos-lhe como o azeite de oliva ajuda na saúde.

Também lhe pode interessar: Curiosidades do azeite de oliva
Passos a seguir:
1

O azeite de oliva extravirgem é aquele que é obtido apenas por procedimentos mecânicos em condições que não produzem alterações do azeite e que não tenham recebido nenhum tipo de tratamento químico. Isso quer dizer simplesmente, que colheram a azeitona, espremeram e tiraram o seu suco. Desta forma, só lavando as azeitonas com água fria (até 32º) são mantidas intactas as propriedades (aromas, conservantes...) com o inconveniente, claro, de que conseguem menos suco do que esquentando a mais de 70º. Neste caso, obtemos mais azeite, mas já não tem tanta qualidade nem tantas propriedades saudáveis.

2

Tomar azeite de oliva é comer saúde: protetores cardiovasculares, antioxidantes. É o azeite vegetal mais rico em ácidos graxos monoinsaturados, principalmente ácido oleico, que protege da arteriosclerose e doenças coronárias.

3

Além disso, o azeite de oliva no estômago é a gordura melhor tolerada: não favorece o refluxo esofágico e protege a mucosa, evita a prisão de ventre e potencia as propriedades depurativas do fígado.

4

O azeite de oliva é também um alimento antioxidante devido ao conteúdo de polifenóis (principalmente oleuropina) e vitamina E. Também melhora a mineralização óssea. Isto, combinado com o fato de ser o azeite que menos se altera ao esquentar, faz dele a escolha perfeita para tomar cru e também para cozinhar. Só temos que tentar que, ao fritar, não chegue a sair fumaça.

5

O azeite de oliva é delicado e tem três inimigos que convém evitar: o calor, a luz e a temperatura. Portanto deve ser guardado bem fechado, em um lugar fresco e sem umidade. Não é aconselhável guardar durante muito tempo e menos ainda se já estiver aberto.

6

O azeite de oliva está ganhando uma popularidade cada vez maior também como um produto de beleza. O que faz pelo seu corpo no interior como um produto nutricional, faz pelo seu corpo no exterior ajudando na beleza. Um dos benefícios de beleza do azeite de oliva tem a ver com seu cabelo. A melhor forma de usar o azeite de oliva no cabelo é fazendo um condicionador com o mesmo. O processo é simples, mas as vantagens são gratificantes.

Dica: Confira também quais são os benefícios do óleo de canola.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como o azeite de oliva ajuda na saúde, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Como o azeite de oliva ajuda na saúde

1 comentário
adailton bueno gomes
E tudo isso acima, já explicado mas o importante é não usá-los em fritura. Eu, particularmente, adoro azeite e gasto sempre num bom extra virgem.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Adailton! É isso mesmo. Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)

Como o azeite de oliva ajuda na saúde
Como o azeite de oliva ajuda na saúde

Voltar ao topo da página