Partilhar

Como o cigarro afeta o cérebro

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como o cigarro afeta o cérebro

O cigarro é um dos vícios que mais danificam o corpo: seu consumo afeta de forma direta os pulmões, o aparelho cardiovascular e também o cérebro. Estudos recentes asseguram que os adolescentes que fumam têm o cérebro menor do que aqueles que não o fazem. Nos adultos, fumar aumenta o risco de sofrer demência, além de perda de memória. Os efeitos do cigarro nos humanos são devastadores. Em umComo vamos explicar para você como o cigarro afeta o cérebro.

Também lhe pode interessar: Como a maconha afeta o cérebro
Passos a seguir:
1

Fumar danifica a memória e a aprendizagem. Vários estudos concluíram que o consumo de tabaco está diretamente relacionado com a demência senil. Isto é, as pessoas que já fumaram têm mais probabilidade de sofrer demência senil com os anos.

2

Fumar também pode provocar problemas diretamente no cérebro, que afetam o raciocínio. As pessoas que fumam podem ser mais lentas ou ter mais dificuldade na hora de raciocinar do que aquelas que não fumam.

3

Os jovens fumadores também são um grupo especialmente sensível. Os adolescentes que fumam desenvolvem um cérebro de menor tamanho e volume do que os adolescentes saudáveis, que não fumam. Neste sentido, os adolescentes fumadores teriam mais dificuldade para controlar as emoções e os sentimentos.

4

Várias experiências garantiram que fumar também danifica o córtex orbitofrontal, de tal forma que se produz uma espécie de "emagrecimento" do cérebro, que repercute em um maior envelhecimento do mesmo e em uma importante redução da inteligência.

5

Por último, a nível cognitivo, fumar danifica diretamente a capacidade dos fumadores de tomar decisões em comparação aos não fumadores.

6

No entanto, o cigarro não afeta apenas sua saúde cerebral; você também deve saber:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como o cigarro afeta o cérebro, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário sobre Como o cigarro afeta o cérebro

1 comentário
Helio
quando e que o cigarro vicia?

Como o cigarro afeta o cérebro
Como o cigarro afeta o cérebro

Voltar ao topo da página