Como o estresse afeta a menstruação

Como o estresse afeta a menstruação

Atualmente, combater o estresse deve ser considerada uma necessidade primária, porque este problema pode nos afetar de tantas maneiras, que não há nenhum processo biológico que não seja alterado quando o corpo e as emoções entram em conflito e ordenam ao cérebro que se coloque em estado de alarme e comece a produzir uma quantidade excessiva do hormônio cortisol.

No caso das mulheres, o estresse pode ser tão determinante na função do seu corpo que tem até o poder de influenciar no correto funcionamento do seu ciclo menstrual, produzindo alterações e sintomas que muitas vezes podem ser confundidas com uma doença. Se deseja saber como o estresse afeta a menstruação, continue lendo este artigo de umComo.com.br.

Passos a seguir:
1

A menstruação é um processo biológico feminino no qual os hormônios podem jogar com as emoções da mulher como se fossem fantoches. Se a este fato for somado o estresse, este efeito pode ser aumentado duplamente. E uma das maneiras do estresse afetar a menstruação é originando mudanças importantes de humor na mulher, produto de um aumento incomum de hormônios que alteram consideravelmente o seu estado emocional. Embora esta consequência não afete diretamente o ciclo menstrual, é considerada um fator desencadeador de menstruações acompanhadas de episódios de tristeza, ira, raiva e nostalgia.

2

Outra forma do estresse afetar a menstruação é provocando ciclos menstruais irregulares. As emoções e os nervos têm o poder de influenciar significativamente o funcionamento do organismo, sendo comum notar que, quando a mulher sofre de episódios de estresse crônico, a sua menstruação adianta ou atrasa alguns dias ou mesmo semanas.

3

Quando a mulher está muito estressada, pode ocorrer uma interrupção do período menstrual. Isto ocorre quando a menstruação chega, mas não dura o tempo normal, sendo interrompida subitamente para baixar novamente quando os níveis de cortisol e o estresse tiverem sido controlados.

4

O estresse também pode afetar a menstruação, originando amenorreia, que significa a ausência do período menstrual. Muitas são as mulheres que acham que estão grávidas e se submetem a testes caseiros e exames de sangue cujo resultado é negativo. Em muitas ocasiões, isso se deve ao estresse prévio que acometeu o organismo, não permitindo que o ciclo menstrual ocorra nos dias esperados, atrasando e provocando a sua ausência.

5

A síndrome pré-menstrual é uma das maiores queixas das mulheres. Costuma ocorrer alguns dias antes da chegada da menstruação e origina sintomas fortes, como cansaço, dor abdominal, inchaço das mamas, dor nas pernas ou quadris, fome, tristeza e dor de cabeça. Toda esta sintomatologia pode ser agravada ou aumentar a sua intensidade, se a mulher estiver atravessando um período de estresse.

6

O estresse afeta a menstruação originando um problema conhecido como polimenorreia, que ocorre quando a mulher apresenta ciclos curtos ou inferiores a 21 dias, provocando, em alguns casos, que a menstruação ocorra até duas vezes em um mesmo mês. A dor de barriga também aumenta quando a mulher sofre de estresse. Neste artigo poderá encontrar alguns remédios naturais para aliviar a dor menstrual.

7

Como pode ver, o estresse não é nem um pouco benéfico para o organismo, sendo mais recomendável controlar os episódios nervosos e manter a mente calma e com pensamentos positivos para evitar que este problema afete negativamente os processos biológicos do corpo humano. Assim, é recomendável:

  • Prevenir o estresse
  • Fazer atividades para combater o estresse
  • Reduzir o estresse de forma natural

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como o estresse afeta a menstruação, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.