Como o fumo afeta a saúde

Como o fumo afeta a saúde

Apesar das medidas contra o tabaco impostas pela maioria dos governos, ainda existe uma parte da população que fuma. E por mais campanhas de conscientização que se faça, da existência do Dia Mundial Sem Fumo (31 de maio) e das outras ações contra o fumo, parece que algumas pessoas ainda não avaliam suficientemente os prejuízos de fumar. O fumo não só afeta os pulmões, mas também existem muitas outras afetações e doenças derivadas do hábito de fumar. Em umComo.com.br queremos que todos sejam conscientes e explicamos como o fumo afeta a saúde.

Fumo e câncer

Existe uma relação direta entre o fumo e o câncer de pulmão, embora o tabagismo ocasione outros tipos de câncer como: o de faringe, laringe, cavidade oral, esôfago, bexiga, rins, pâncreas, estômago e colo do útero. Uma alta porcentagem de todos os cânceres são produzidos pelo fumo, sendo um fator de risco totalmente evitável.

Doenças pulmonares

O fumo é a principal causa da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) que engloba a bronquite crônica e o enfisema. Caracteriza-se por ser um processo progressivo que causa fadiga, tosse e expectoração, o que acaba causando insuficiência respiratória e que pode chegar a provocar a morte.Os fumantes também padecem um maior número de doenças infecciosas respiratórias e uma maior mortalidade por gripe e pneumonia.

Doenças cardiovasculares

Fumar cigarros é uma das causas principais de doenças que afetam os vasos sanguíneos do coração (cardiopatias coronarianas), do cérebro (doenças cerebrovasculares) e das extremidades (doenças vasculares periféricas). Se também incluímos a presença da hipertensão (tensão arterial elevada) e níveis altos de colesterol, o fumo multiplica o risco.

Prejuízos para a gravidez

Além das doenças explicadas recentemente, o fumo afeta mais às mulheres, já que tem prejuízos sobre a gravidez: aumenta o risco de que seus bebês nasçam prematuramente ou com peso anormalmente baixo, atraso no crescimento intrauterino do feto, aumento dos abortos espontâneos, alterações placentárias, entre outros.Por essa razão o fumo é um problema tanto para a saúde da mãe como para a do bebê.

Problemas dermatológicos

As pessoas que fumam costumam compartilhar umas características dermatologicamente falando: pele enrugada e acinzentada, sua cara deixa à vista os relevos ósseos (especialmente da maçã do rosto), os lábios e os olhos estão rodeados de rugas finas, linhas profundas e superficiais nas bochechas e nas mandíbulas.Além disso, o couro cabeludo também se vê afetado, perde luminosidade, torna-se quebradiço e aumenta sua porosidade. Da mesma forma, as unhas também percebem os efeitos nocivos do fumo e se tornam mais quebradiças e perdem o brilho.

Saúde bucodental

Os odontologistas afirmam que fumar tem muitos efeitos prejudiciais para a saúde bucodental, como são: manchas nos dentes, halitose, diminuição da sensibilidade gustativa, diminui a qualidade da saliva, contribui para agravar as doenças das gengivas, entre muitos outros.

Fumantes passivos

O hábito de fumar não afeta apenas os fumantes ativos, mas também prejudica os que inalam sua fumaça, convertendo-se assim em fumantes passivos. Desta maneira, deixando de fumar você não só melhora sua saúde, mas também beneficia as pessoas ao seu redor.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como o fumo afeta a saúde, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Conselhos
  • Fumar prejudica a saúde, se você é fumante, seria bastante acertado que deixasse este hábito.