Partilhar

Como o pai pode participar na gravidez

Por Melissa Ramalho. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como o pai pode participar na gravidez
Imagem: gravidasemamaes.com.br

Os papais também querem participar na gravidez, mas muitas vezes não sabem como, as mudanças ocorrem todas no corpo da mulher o que por vezes dificulta a participação do homem. Você deve participar nesta fase tão especial da vida de um casal, se for pai de primeira viagem é normal ter medos comuns, será que vou amar o meu filho? Será que vai nascer perfeitinho? Será que o parto vai correr bem? Qual a melhor forma de educar o meu filho? Mesmo com medos e dúvidas pertinentes não deixe de desfrutar desta fase com a sua companheira.

Aprenda neste artigo de umComo.com.br algumas dicas de como pai pode participar na gravidez.

Também lhe pode interessar: Como saber se sou o pai

Entenda a sua mulher ou pelo menos tente

Para participar na gravidez, você primeiro tem que prepare-se, a sua mulher vai ficar mais sensível do que antes, sim ainda mais, seja paciente, atencioso e companheiro. Pense que é só uma fase, e acredite estes nove meses vão passar a fugir. Você deve tentar se envolver mais no dia a dia da sua esposa, prestar atenção às transformações que o corpo dela está a sofrer, ame a sua mulher, mesmo com uns quilinhos a mais, diga que ela está linda, porque esta fase para a mulher é complicada, o aumento de peso muitas vezes não é bem encarado e pode trazer problemas para o casal. Ela precisa de você mais que nunca, não se esqueça disso.

Como o pai pode participar na gravidez -  Entenda a sua mulher ou pelo menos tente
Imagem: dicasdemulher.com.br

Esteja presente para poder participar na gravidez

Entenda que as idas ao médico são muito importantes para participar na gravidez, acompanhe a sua mulher nas consultas de ginecologia, se não conseguir acompanhá-la nas diversas consultas, pelo menos vá nas três principais ecografias para perceber que o seu bebé é real, ativo, não hesite em fazer perguntas, isso mostra interesse e a sua companheira vai sentir-se feliz, acompanhe a sua companheira nas aulas de preparação para o parto. Ajude a sua mulher com a alimentação, faça pesquisas sobre o que ela não deve comer, quais os esportes adequados para gestantes faça exercícios com ela, a atividade física é fundamental para uma gestação feliz.

Quanto mais interesse você demonstrar mais a sua companheira partilha pequenas coisas com você, como alterações no seu corpo ou sensações novas. Quando a sua esposa começar a sentir os chutes do bebé, participe, tente acompanhar os movimentos, converse com o seu bebé de forma carinhosa, se possível todos os dias.

Acompanhe a sua mulher nas compras para o bebé, participe nas escolhas da roupinha, dos brinquedos, ajude na decoração do quartinho. Ajude na escolha do nome, faça pesquisas de nomes, diga à sua companheira que nomes você gostava mais para menino e para menina, ela ficará sensibilizada com o seu empanho.

O parto é um momento muito importante esteja presente, dê apoio à sua companheira, compreenda o que ela está a passar, seja forte e transmita essa força.

Como o pai pode participar na gravidez - Esteja presente para poder participar na gravidez
Imagem: revistacrescer.globo.com

Lembre-se vocês são um casal

Aproveite os nove meses para desfrutar do tempo a dois, o que depois vai ser complicado pelo menos no primeiro ano. Aproveite para ir bastante ao cinema, faça programas ao ar livre, piqueniques, acampamentos, desfrute da vida em casal. Isso fortalecerá a relação, antes de ser pai é homem, e ela, antes de ser mães é sua mulher. Sabendo isto você será melhor pai e ela melhor mãe, assim continuaram a ser um casal saudável e feliz.

Distinga bem, uma coisa é serem pais outra é ser marido e mulher, não confundam os papéis e não se anulem, dá trabalho, é verdade, vocês vão precisar de muita determinação, coragem, cumplicidade e muito amor.

Prepare-se para estar despreparado, os bebés não trazem livro de instruções, mas lembre-se vocês têm um ao outro para enfrentar esta nova fase.

Como o pai pode participar na gravidez - Lembre-se vocês são um casal
Imagem: erikagmedeiros.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como o pai pode participar na gravidez, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como o pai pode participar na gravidez

Como o pai pode participar na gravidez
Imagem: gravidasemamaes.com.br
Imagem: dicasdemulher.com.br
Imagem: revistacrescer.globo.com
Imagem: erikagmedeiros.com
1 de 4
Como o pai pode participar na gravidez

Voltar ao topo da página