Partilhar

Como obter uma higiene bucal eficaz

Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como obter uma higiene bucal eficaz

Um cuidado diário da boca e visitas periódicas ao dentista previnem o aparecimento de problemas orais tais como as cáries ou problemas de gengivas. Ter uma boa higiene bucal não só evita problemas relacionados com a boca, como também é importante para uma boa saúde geral. Deve-se realizar um cuidado completo da boca.

Passos a seguir:
1

Este cuidado diário da boca é mais eficiente se for realizada uma profunda limpeza não apenas dos dentes, mas de todas as áreas da boca, como as gengivas e a língua. Deve-se também prestar especial atenção à limpeza interdental, já que 50% das cáries se forma entre os dentes.

Como obter uma higiene bucal eficaz - Passo 1
2

Existem ocasiões que, inclusive realizando uma limpeza de todas as áreas da boca, restos de sujeira e impurezas persistem nas cavidades interdentárias.

3

Um pasta de dentes om flúor e um enxágue que ofereça uma limpeza ou capacidade de limpeza eficaz e com uma textura que seja agradável e de fácil distribuição em toda a boca, pode ser uma boa ajuda para chegar inclusive nestas áreas interdentária difíceis de atingir.

4

É muito conveniente combinar o dentífrico com um escova adequada às nossas necessidades e seguindo uma técnica de escovação, além de completar nossa rotina oral com o uso de enxágues e fio dental.

5

Escove os dentes após cada refeição. E sempre antes de se deitar.

6

Para realizar uma escovação correta: Ponha um pouco de pasta de dentes sobre a escova, coloque sobre seus dentes de maneira que forme um ângulo reto com as gengivas.

7

Escove as superfícies externas e depois as internas de seus dentes. O sentido deve ser desde as gengivas até ao dente.

8

As superfícies que usamos para mastigar devem ser limpas de trás para frente e da frente para trás.

9

Escove também a sua língua de trás para frente, sem necessidade de exercer muita pressão para evitar o possível desgaste do esmalte. Esta ação deve durar no mínimo 2 minutos.

10

Use um dentifrício rico em flúor.

11

Aconselhamos conhecer a escova que mais lhe convém e renová-la a cada 3 meses.

12

Complete a sua higiene bucal com o uso de enxágues e fio dental.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como obter uma higiene bucal eficaz, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Não abuse dos doces.
  • Visita o seu dentista regularmente.

Escrever comentário

Como obter uma higiene bucal eficaz
1 de 4
Como obter uma higiene bucal eficaz

Voltar ao topo da página