Como ocorre a icterícia

Como ocorre a icterícia
Imagem: escuelapedia.com

A icterícia não é propriamente uma doença em si, mas um sintoma de que existe um problema no nosso organismo. Caracteriza-se pela coloração amarela da pele e mucosas e tem a ver com a bilirrubina e o fígado. Neste artigo de umComo.com.br queremos explicar a você mais detalhes para que saibam como ocorre a icterícia.

Passos a seguir:
1

A icterícia, mais do que uma doença é um sintoma, popularmente conhecido pela coloração amarela da pele e mucosas, principalmente da parte branca dos olhos.

2

O aumento da bilirrubina no sangue é o que produz a icterícia, uma substância química de cor amarela produzida durante a degradação dos glóbulos vermelhos sanguíneos, um dos principais componentes do sangue.

3

Enquanto o ferro derivado deste processo é reaproveitado pelo organismo, a bilirrubina é transportada pelo sangue até ao fígado. É ali onde a bilirrubina é colhida com um dos braços deste órgão, sendo depositada na bílis com o outro braço.

4

Uma vez que a renovação dos glóbulos vermelhos é constante, este processo é realizado com absoluta normalidade durante toda a nossa vida. Mas se o fígado não poder controlar as células do sangue quando se degradam, produz-se uma acumulação da bilirrubina no organismo, e é então que a pele e mucosas adquirem esse tom amarelo.

5

Muitas vezes, os recém nascidos mostram sinais de icterícia, mas que costumam desaparecer durante os primeiros dias de vida. Este sintoma também pode ser produzido por causa de doenças sanguíneas, hepáticas ou infecções.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ocorre a icterícia, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.