Partilhar

Como ocorre o contágio de piolhos

Por Sara Viega. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como ocorre o contágio de piolhos

Os piolhos são pequenos e incômodos insetos que, uma vez que se instalam na nossa cabeça, alimentam-se do nosso sangue realizando pequenas picadas que geram coceira constante e em alguns casos dor. Trata-se de uma condição muito comum em crianças em idades escolares, em especial naquelas que oscilam entre os 3 e os 11 anos de idade, que deve ser controlada de forma oportuna para eliminar os incômodos e evitar que se transmita a amigos e familiares próximos. Para conseguir prevenir os piolhos é fundamental saber como ocorre o contágio de piolhos, por isso neste artigo de umComo vamos explicar para você.

Também lhe pode interessar: Como prevenir os piolhos no corpo
Passos a seguir:
1

A forma mais comum de contágio de piolhos é através de contato direto de cabeça para cabeça entre uma pessoa que conta com estes insetos e outra saudável. Este tipo de contato ocorre com frequência entre as crianças durante os momentos de brincadeira e lazer.

É muito importante esclarecer que apenas os piolhos se contagiam pois as lêndeas, embora possam estar presentes na cabeça do hóspede inicial, não podem sair do cabelo ou, caso contrário morrem, por isso apenas quando há piolhos desenvolvidos é que pode haver contágio de uma cabeça para a outra.

Como ocorre o contágio de piolhos - Passo 1
2

Outra das formas de contágio de piolhos mais comuns é ao partilhar objetos que se usam na cabeça como pentes, escovas, chapéus, lenços ou jaquetas com capuz. É importante que as crianças tenham claro que se tratam de objetos pessoais e que por isso não os devem partilhar com outras crianças. Além disso, é conveniente que em casa as crianças tenham os seus próprios pentes e escovas para evitar que, no caso de algum sofrer de piolhos, estes contagiem os outros membros da família.

Como ocorre o contágio de piolhos - Passo 2
3

Embora aconteça de uma forma menos frequente, também é possível que o contágio de piolhos ocorra de forma indireta através do uso de ursos de pelúcia, roupa de vestir ou de cama, estofos, toalhas e inclusive colchões infetados com este inseto. Embora pareça estranho, os piolhos podem viver até 24 horas sem um hóspede, pelo que é possível que se instalem neste tipo de objetos à espera de uma cabeça para invadir.

Guardar os ursos de pelúcia em bolsas fechadas, aspirar estofados e lavar a roupa e têxteis a mais de 60ºC é a melhor forma de eliminá-los destas superfícies.

Como ocorre o contágio de piolhos - Passo 3
4

Aprender a verificar a cabeça para ver se há piolhos é fundamental para detetar estes parasitas a tempo e eliminá-los. Para se livrar deles pode aplicar alguns conselhos que lhe damos em umComo, descubra:

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ocorre o contágio de piolhos, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • A presença dos piolhos não está relacionada com a sujidade nem com os maus hábitos de higiene, mas sim pelo contrário, eles preferem o cabelo limpo, uma vez que se agarram melhor a este.
  • Lembre-se que os piolhos podem afetar pessoas de qualquer idade, mas as crianças em idade escolar, pelos seus hábitos, são as que mais risco têm.
  • As meninas, ao terem o cabelo mais comprido, costumam estar mais expostas ao contágio de piolhos.
  • Lembre-se que os animais domésticos não transmitem piolhos.

Escrever comentário sobre Como ocorre o contágio de piolhos

O que lhe pareceu o artigo?

Como ocorre o contágio de piolhos
1 de 4
Como ocorre o contágio de piolhos

Voltar ao topo da página