Outros Saúde na mulher

Como parar a menstruação imediatamente - É possível mesmo?

Como parar a menstruação imediatamente - É possível mesmo?

Vinagre, limão, chá de casca de cebola e até feijão verde são algumas das técnicas conhecidas para cortar a menstruação. Parece que algumas vezes a menstruação escolhe a dedo os dias mais inapropriados para descer. E nem sempre estamos dispostas a conviver com aquele fluxo sanguíneo. É nessas horas que muitas mulheres se perguntam o que fazer para acabar com isso. O umCOMO buscou informações e reuniu dicas sobre como parar a menstruação imediatamente para que você entenda se realmente vale a pena arriscar certos métodos que estão difundidos pela internet.

Índice

  1. Como parar a menstruação que já desceu?
  2. Como fazer a menstruação parar de descer com anticoncepcionais
  3. Como cortar a menstruação (com medicamentos)
  4. Truques para cortar a menstruação, de acordo com a cultura popular
  5. Chás para cortar a menstruação no mesmo dia - Medicina alternativa
  6. Outros truques caseiros para cortar a menstruação
  7. Pompoarismo para diminuir o ciclo menstrual
  8. E se a menstruação não parar?
  9. Como parar de menstruar definitivamente

Como parar a menstruação que já desceu?

Qualquer interrupção ou modificação no ciclo menstrual deve ser feita sob o acompanhamento de um ginecologista. Afinal, ao interromper por conta própria você desregulará o ciclo nas próximas vezes. Dessa forma, a melhor maneira não é fazer a menstruação parar de descer e sim tentar adiantá-la quando você já sabe que ela virá em uma data indesejada.

No caso de menstruação que ainda não desceu, existem algumas técnicas já conhecidas para que ela venha antes:

  • Compressa quente no ventre
  • Chá de canela
  • Infusão de sálvia
  • Infusão de camomila
  • Infusão de arruda
  • Infusão de gengibre
  • Chá de folha de salsa
  • Alimentos com vitamina C
  • Tomar aspirina

Para saber como proceder exatamente com cada método, informe-se com o artigo Truques para a menstruação descer.

Como fazer a menstruação parar de descer com anticoncepcionais

Dentre as soluções apresentadas pelos médicos para interromper a menstruação, uma das mais conhecidas é emendar a cartela de anticoncepcionais. Normalmente, quem toma a pílula deve fazer uma pausa de 4 a 7 dias para que a menstruação venha. Nesse caso, especificamente, para que o sangramento não desça deve-se continuar tomando a pílula normalmente sem fazer essa pausa.

Mesmo assim, o ideal é que o seu médico esteja ciente disso já que esse método pode ter efeitos colaterais e tem contraindicações para quem tem o fluxo intenso, pressão alta, obesidade e outras especificidades.

Como cortar a menstruação (com medicamentos)

Nem todos são considerados remédios para cortar menstruação, entenda seus efeitos:

Primosiston

Uma opção que pode ser apresentada pelos médicos é o medicamento Primosiston, que é indicado para casos de hemorragia interna mas também funciona para cortar a menstruação. A posologia deve ser receitada por um médico e os efeitos colaterais, assim como qualquer medicamento, devem ser considerados. O Primosiston não deve ser utilizado durante a gravidez e amamentação.

Leia mais em: Como tomar Primosiston para cortar a menstruação

Se o seu objetivo em parar a menstruação é porque o fluxo de sangue menstrual está descendo há mais de 7 dias, esse pode ser um caso de hemorragia menstrual. Na dúvida, consulte o artigo Como parar uma hemorragia menstrual e procure um médico.

Ibuprofeno

Há quem sugira o consumo de Ibuprofeno para cortar o fluxo menstrual. Neste caso, o que acontece é que o remédio pode diminuir o sangramento. Ou seja, quem tem o fluxo escasso pode ter a menstruação interrompida pelo Ibuprofeno, mas a eficácia não é garantida.

Leitura complementar: Quais são os efeitos colaterais do Ibuprofeno?

Aspirina

Já no caso da Aspirina, apesar dos boatos, não existe relação cientificamente comprovada entre a sua eficácia quanto ao corte do fluxo menstrual. Na verdade, o ácido acetilsalisílico evita a coagulação sanguínea e faz com que o sangue desça mais rápido, provocando um aceleramento e podendo fazer com que o período termine antes, mas não para imediatamente.

Regulador Xavier 1

Para muita gente o Regulador Xavier é mais um símbolo de nostalgia, já que o fitoterápico que promete regular a menstruação existe desde os anos 30. Desde que foi lançado a promessa do 'santo remédio' era diminuir o fluxo para quem tinha muito. Apesar de ser vendido em farmácia, a eficácia do Regulado Xavier 1 para diminuir ou cortar a menstruação não é garantida. Seu uso deve ser feito com o acompanhamento de um médico e seguindo as instruções da bula.

Leia também: Regulador Xavier 2 faz a menstruação descer?

Como parar a menstruação imediatamente - É possível mesmo? - Como cortar a menstruação (com medicamentos)

Truques para cortar a menstruação, de acordo com a cultura popular

A partir de agora, todas as técnicas para 'parar a menstruação imediatamente' citadas neste texto são aquelas conhecidas pela sabedoria popular e não tem nenhuma eficácia garantida. Vamos explicar porque elas podem ou não funcionar e quais os cuidados que devem ser levados em conta:

Vinagre corta a menstruação?

Um dos remédios caseiros para parar a menstruação mais comentados na internet é tomar vinagre. Existem vídeos com relatos de mulheres que tomaram um dedo de vinagre e tiveram o fluxo sanguíneo menstrual interrompido horas depois por até 24 horas.

Ainda que não existam resultados cientificamente comprovados quanto a essa prática, ela pode ser experimentada com moderação. Apesar de ser natural, a acidez do vinagre puro consumido pode não fazer bem para o estômago, para os dentes e até causar queimaduras na garganta. Portanto, antes de tentar a prática é preciso pensar bem antes e refletir o motivo de você querer pausar a menstruação.

Se você decidiu tentar, você pode fazer da seguinte maneira:

  1. Para interromper a menstruação, recomenda-se tomar 2 colheres (sopa) de vinagre de maçã;
  2. Como o sabor é muito ácido, recomenda-se diluir com água para evitar os possíveis efeitos comentados anteriormente;
  3. Com esta técnica, a menstruação deverá ser interrompida em até 4 horas e essa pausa deve durar 1 dia.

Limão corta a menstruação?

Assim como no caso do vinagre, também há relatos de pessoas que tomaram suco de limão ou chuparam um e tiveram o fluxo menstrual suspenso. No entanto, nenhum desses relatos é cientificamente comprovado.

De acordo com a explicação da sabedoria popular, o motivo para a parada da menstruação é a combinação das suas propriedades e sua concentração de ácido ascórbico atuam diretamente na contração dos vasos sanguíneos.

Se você deseja tentar essa técnica, recomenda-se tomar o suco de um limão espremido ou chupar o próprio limão. Se você se incomoda com o sabor do limão, você pode misturar com um pouco de água.

À longo prazo, você pode beber água com limão todos os dias. Além de se beneficiar das 7 propriedades de beber água com limão todos os dias, você também poderá sentir uma diminuição do fluxo menstrual na próxima vez que ele descer.

Extra: Como atrasar a menstruação com limão

Como parar a menstruação imediatamente - É possível mesmo? - Truques para cortar a menstruação, de acordo com a cultura popular

Chás para cortar a menstruação no mesmo dia - Medicina alternativa

Na medicina alternativa, assim como existem os chás para descer a menstruação atrasada, também se comenta das infusões que podem fazer com que a menstruação pare:

Como interromper a menstruação com chá de casca de laranja

Há ainda quem afirme na internet que o chá de casca de laranja pode parar a menstruação. Assim como nos outros casos, não há nenhuma evidência científica que comprove isso além do fato de a laranja ser rica em bioflavonoides, que ajuda a conter hemorragias menstruais. Mas a boa notícia é que o chá de casca de laranja não oferece riscos à saúde e você pode tentar.

Ele também é conhecido por ajudar a aliviar o intestino preso, diminui a febre a até diminuir o desconforto em casos de artrite.

Para preparar o chá de casca de laranja basta ferver a casca de 3 laranjas em 1 litro de água por 5 minutos. Depois, coe o chá e ele estará pronto para ser consumido no decorrer do dia.

Chá de casca de cebola para parar a menstruação

Dentre os remédios caseiros para cortar a menstruação, outro que faz sucesso nos relatos virtuais é o chá de casca de cebola com açúcar, que tampouco tem artigos científicos explicando a sua eficácia. De acordo com o conteúdo disponível online, consumir este chá pode diminuir o fluxo e até interromper a menstruação completamente. A eficácia do seu uso varia, segundo os depoimentos das usuárias.

A preparação pode ser feita da seguinte maneira:

  1. Descasque 1 cebola e reserve a casca;
  2. Transfira a casca para uma panela e cubra com uma quantidade de água que a submerja por completo;
  3. Deixe ferver por 2 minutos e então apague o fogo e deixe a infusão em descanso por mais 8 minutos;
  4. Coe e beba o chá;
  5. Se o sabor não te agradar, misture um pouco de açúcar;
  6. Beba essa infusão e novamente após 2 horas. Logo você deverá notar diminuição no fluxo ou a suspensão completa.

Chá de tomilho para a menstruação?

Na verdade, o tomilho é conhecido como um dos chás que podem induzir a menstruação através das contrações uterinas. Portanto, não é correto afirmar que o tomilho corta a menstruação e sim que ele pode fazê-la descer mais rápido O chá de tomilho não deve ser consumido sob suspeita de gravidez.

Como parar a menstruação imediatamente - É possível mesmo? - Chás para cortar a menstruação no mesmo dia - Medicina alternativa

Outros truques caseiros para cortar a menstruação

Além de remédios e chás, são conhecidos internet afora os seguintes truques que prometem cortar menstruação:

Água fria diminui o sangramento?

De acordo com as leis da física, temperaturas frias contraem os vasos sanguíneos e quentes dilatam. Na prática, isso explica porque quando estamos menstruadas um mergulho na água fria pode dar a sensação da menstruação interrompida. O que acontece, efetivamente, é que a contração dos vasos pelas temperaturas mais baixas diminuem sim o fluxo e podem até fazer com que a menstruação pare por um momento. Mas isso é um efeito temporário que não deve durar mais do que alguns minutos.

Por sua vez, a água quente não interrompe a menstruação e sim provoca o efeito contrário, aumento o fluxo através da vasodilatação.

Como parar a menstruação com gelatina

Tomar água misturada com um sachê de gelatina também é uma solução apresentada em fóruns online sem eficácia científica comprovada para interromper a menstruação. De acordo com relatos, essa mistura deve parar a menstruação temporariamente após duas horas do consumo da solução.

Para tentar, basta misturar o conteúdo de 1 envelope de gelatina em 1 copo de água e tomar a mistura.

Sugestão: É normal sair pedaços de sangue na menstruação?

Feijão verde para a menstruação imediatamente?

Não há nenhuma explicação comprovada que relacione o consumo de feijão verde com a suspensão do fluxo da menstruação, tampouco alguma propriedade do alimento que justifique o mito.

Pompoarismo para diminuir o ciclo menstrual

Dentre os tantos benefícios já conhecidos do pompoarismo, alguns deles estão relacionados com a melhora de sintomas menstruais e incontinência urinária, graças ao fortalecimento do assoalho pélvico. Trata-se de uma técnica de fortalecimento vaginal que precisa ser praticada e estudada.

Quem já é adepta da prática pode testar exercícios que prometem encurtar ciclos que têm mais de 5 dias de duração, sendo que eles podem funcionar a partir de 3º dia. Os exercícios em questão, são uma série que consiste em 'contrair' e 'expelir', a partir do terceiro dia do ciclo, enquanto a pessoa faz xixi. O resultado esperado é que o fluxo saia mais intensamente ao decorrer do dia e pare antes do esperado, consequentemente. Para conseguir praticá-los da maneira correta, o ideal é procurar algum instrutor de pompoarismo.

Leia mais: 12 motivos para começar a praticar o pompoarismo já

Como parar a menstruação imediatamente - É possível mesmo? - Pompoarismo para diminuir o ciclo menstrual

E se a menstruação não parar?

Com exceção das medidas com acompanhamento médico, nenhuma das outras alternativas naturais tem uma eficácia 100% garantida. Antes de tentar recorrer a qualquer método, é muito importante que você faça uma autoavaliação e se questione os reais motivos de querer parar a menstruação.

Como 'estancar a a menstruação e outras formas de lidar com o fluxo

Lembre-se que estar menstruada é algo totalmente comum para todas as mulheres e a sociedade precisa aceitar isso. Em pleno século 21 é possível fazer praticamente tudo quando você está menstruada (se desconsiderarmos os efeitos de dor e TPM). Existem variedades de absorventes internos, coletores menstruais e até posições sexuais que são mais recomendadas para quando você está no seu período.

Pensamos em alguns motivos que podem fazer uma mulher querer interromper a menstruação imediatamente e selecionamos artigos que são uma solução:

Interromper a menstruação deve ser uma decisão sua e de mais ninguém. Se você sente muita necessidade, converse com seu ginecologista para que ele analise o seu caso e te apresente as soluções mais eficazes e menos invasivas.

Leia também: Como fazer a menstruação descer imediatamente - É possível?

Como parar de menstruar definitivamente

Para aquelas que desejam interromper a menstruação por meses, um longo período de tempo, ou definitivamente, os métodos mais conhecidos são:

  • Emendar a cartela de anticoncepcional: é recomendando para poucos meses e deve ser feito sempre com o acompanhamento de um ginecologista. Leia mais em: Emendar a cartela de anticoncepcional atrasa a menstruação?
  • Pílula anticoncepcional contínua: é pílula, diferente da convencional, que pode ser tomada sem interrupções, fazendo com que a menstruação não venha;
  • DIU: algumas opções, como o de levonorgestrel, podem durar até 5 anos. Leitura complementar: Vantagens e desvantagens do DIU;
  • Anticoncepcionais injetáveis: existem versões trimestrais que quando renovadas no período correto, podem cortar a menstruação por mais tempo;
  • Contraceptivos subcutâneos: assim como os injetáveis, os contraceptivos subcutâneos podem durar até 3 meses;
  • Videohisteroscopia: é um procedimento que costuma ser indicado em casos de risco alto endometriose, que queima a parede do endométrio. Apesar de cessar a menstruação, ele também impossbilita a gravidez de forma definitiva.

Qualquer uma das técnicas para parar de menstruar definitivamente deve ser avaliadas, receitada e acompanhada por um médico especialista.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como parar a menstruação imediatamente - É possível mesmo?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Nenhum método para interromper a menstruação imediatamente é 100% garantido.
  • Os efeitos podem ser diferentes em cada pessoa devido à intensidade do fluxo menstrual de cada mulher.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
9 comentários
A sua avaliação:
camila
como eu faco para para a mestruacao sò com vinagre?? è sò vinagre e agua
A sua avaliação:
Lelieze Mendoça Rabelo da silva
Ola eu tenho cisto 8 cm e a minha menstruação veio dia 2 de Dezembro e ainda esta vindo já tomei injeção anteconcepicional e tomei alguns remedios receitado pelo meu ginicologista mas ela n para de vim
A sua avaliação:
gleyse
Oq fazer para parar a menstruação
A sua avaliação:
leyla
ótimo artigo! Querer parar a menstruação na hora é coisa séria!
A sua avaliação:
baixinha
ameii e vou tentar pois vou pra praia esse final de semana com meu namorado e estou mestruada
lucilene de fatima oliveira lopes
tenho endometriose tinha convênio fiz tratamento 3 anos estava indo bem pedi o convênio fui para SUS estou tomando ciclo 21, está vindo para mim sem parar, gostaria de fazer isso parar, já fui no medico mas não dão bola, há anos que um medico pediu uns exames ultrassom vaginal mas desse jeito não faz exames não sei o que faço
Anônima
Como diz logo acima nesse mesmo artigo: medicamento Primosiston, que é indicado para casos de hemorragia interna
Graziela
Tenho endometriose já estou tomando o ALURAX mas ainda está descendo para mim, gostaria de um medicamento que cortasse por completo o fluxo já que o remédio ainda não conseguiu fazer esse feito.Se tiverem alguma dica que seja realmente eficaz eu agradeço.
jaqueline
Ola; fiz uma colonoscopia semana passada e começou uma menstruação muito intensa fiquei muito preocupada pois minha menstruação é muito certinha e estava bem longe do dia de vim, a menstruação ficou 7 dias, e hoje fiz a endoscopia e novamente comecei a menstruar; será que pode ser elo sedativo? Já aconteceu com alguém se sim por favor me falem pois estou preocupada, já avia feito a alguns anos porém nunca avia ocorrido isso comigo, se alguém souber de algo parecido me avisem por favor Obrigado
kELLEN
ESTOU HÁ DIAS MENSTRUANDO NÃO SEI MAIS O QUE FAZER ... TOMAVA INJEÇÃO É RESOLVI PARAR PARA VIR NOVAMENTE COMO VINHA HÁ 2 ANOS ATRÁS. MAS, COM ESSA PARADA A MINHA MENSTRUAÇÃO NÃO QUER MAIS PARAR JÁ ESTOU MAIS DE 10 DIAS MENSTRUADA
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi, Kellen. Será que é uma hemorragia menstrual? Dê uma olhada neste artigo: https://saude.umcomo.com.br/artigo/como-parar-uma-hemorragia-menstrual-19345.html De qualquer forma, procure um médico pois sangramento é coisa séria.
1 de 5
Como parar a menstruação imediatamente - É possível mesmo?