Dependência do álcool

Como parar de beber cerveja

Jacqueline Oliveira
Por Jacqueline Oliveira. Atualizado: 12 dezembro 2019
Como parar de beber cerveja
Imagem: Jacqueline Oliveira

A cerveja é uma bebida muito apreciada no mundo inteiro e atualmente existem várias opções no mercado. Isso torna mais difícil a vida de quem precisa parar de beber cerveja. Algumas pessoas gostariam de parar de beber para economizar ou porque acham que estão exagerando e querem evitar o alcoolismo. Se, por algum motivo, você precisa ou quer parar de beber cerveja, o umComo vai te ajudar.

Vai precisar de:
  • Não sinta vergonha de buscar ajuda, pois somente assim você poderá ter êxito no seu desejo de parar de beber cerveja. Se esse texto foi útil para você, deixe sua opinião nos comentários. E também suas críticas, para que possamos melhorar!
Também lhe pode interessar: Como sair e não beber
Passos a seguir:
1

Por que parar? Em primeiro lugar, pense nos motivos pelos quais você quer parar de beber cerveja. Faça isso por você mesmo, com vontade real. É comum as pessoas quererem parar por pressão da família ou amigos, mas se a própria pessoa também não quiser de verdade, a chance de desistir é maior.

2

Começando. No início é importante diminuir o volume de cerveja que é bebido na semana. Comece aos poucos. Se você bebe um copo de cerveja todos os dias, reduza para quatro vezes na semana, depois três, dois e assim sucessivamente. Também é importante evitar alguns programas com amigos que bebem bastante. Dificilmente você vai resistir. É prudente evitar locais como bares e festas em que você sabe que vai rolar muita bebida.

3

Não faça isso sozinho! Comunique a família, os amigos. Eles poderão te ajudar a enfrentar as tentações e você talvez não precise negar o convite para um happy hour. Para um caso mais extremo, vale procurar fazer psicoterapia. Se você não tiver dinheiro para pagar um profissional dessa área, busque programas gratuitos.

4

Mexa-se! Além da alimentação, é importante também realizar exercícios. Pedale, corra, pratique algo que lhe dá prazer. Até porque, a próxima dica que tenho é justamente sobre isso. Quando você sentir vontade de beber, coma. Mas, observe o que está comendo. Opte por alimentos mais saudáveis, como frutas e integrais. A comida atenua o desejo de beber e ocupa o cérebro e o estômago. Muita gente costuma dizer que alguns petiscos “pedem” uma cerveja, então é bom evitar frituras e essas comidinhas de boteco.

5

Ajuda profissional. Se nada disso funcionar e você não conseguir parar sozinho de beber cerveja, procure a ajuda de um médico. Até mesmo para que ele possa avaliar em que nível de uso você está e poder receitar o melhor tratamento. Se você realmente quer parar de beber, não espere a situação chegar a um extremo e evite transtornos maiores no futuro. De acordo com o Dr. Ronaldo Laranjeira, médico e coordenador da Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas na Escola Paulista de Medicina na Universidade Federal de São Paulo, 13% da população brasileira masculina adulta têm problemas com álcool. Não necessariamente estes são alcoólatras, mas estão mais propensos a desenvolver a doença. Além do tratamento psicológico, a indústria farmacêutica também oferece opções. Há alguns remédios no mercado que diminuem a vontade de beber.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como parar de beber cerveja, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: Jacqueline Oliveira
Como parar de beber cerveja