menu
Partilhar

Como parar de beber cerveja

Por Jacqueline Oliveira. Atualizado: 12 dezembro 2019
Como parar de beber cerveja
Imagem: Jacqueline Oliveira

A cerveja é uma bebida muito apreciada no mundo inteiro e atualmente existem várias opções no mercado. Isso torna mais difícil a vida de quem precisa parar de beber cerveja. Algumas pessoas gostariam de parar de beber para economizar ou porque acham que estão exagerando e querem evitar o alcoolismo. Se, por algum motivo, você precisa ou quer parar de beber cerveja, o umComo vai te ajudar.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como sair e não beber
Passos a seguir:
1

Por que parar? Em primeiro lugar, pense nos motivos pelos quais você quer parar de beber cerveja. Faça isso por você mesmo, com vontade real. É comum as pessoas quererem parar por pressão da família ou amigos, mas se a própria pessoa também não quiser de verdade, a chance de desistir é maior.

2

Começando. No início é importante diminuir o volume de cerveja que é bebido na semana. Comece aos poucos. Se você bebe um copo de cerveja todos os dias, reduza para quatro vezes na semana, depois três, dois e assim sucessivamente. Também é importante evitar alguns programas com amigos que bebem bastante. Dificilmente você vai resistir. É prudente evitar locais como bares e festas em que você sabe que vai rolar muita bebida.

3

Não faça isso sozinho! Comunique a família, os amigos. Eles poderão te ajudar a enfrentar as tentações e você talvez não precise negar o convite para um happy hour. Para um caso mais extremo, vale procurar fazer psicoterapia. Se você não tiver dinheiro para pagar um profissional dessa área, busque programas gratuitos.

4

Mexa-se! Além da alimentação, é importante também realizar exercícios. Pedale, corra, pratique algo que lhe dá prazer. Até porque, a próxima dica que tenho é justamente sobre isso. Quando você sentir vontade de beber, coma. Mas, observe o que está comendo. Opte por alimentos mais saudáveis, como frutas e integrais. A comida atenua o desejo de beber e ocupa o cérebro e o estômago. Muita gente costuma dizer que alguns petiscos “pedem” uma cerveja, então é bom evitar frituras e essas comidinhas de boteco.

5

Ajuda profissional. Se nada disso funcionar e você não conseguir parar sozinho de beber cerveja, procure a ajuda de um médico. Até mesmo para que ele possa avaliar em que nível de uso você está e poder receitar o melhor tratamento. Se você realmente quer parar de beber, não espere a situação chegar a um extremo e evite transtornos maiores no futuro. De acordo com o Dr. Ronaldo Laranjeira, médico e coordenador da Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas na Escola Paulista de Medicina na Universidade Federal de São Paulo, 13% da população brasileira masculina adulta têm problemas com álcool. Não necessariamente estes são alcoólatras, mas estão mais propensos a desenvolver a doença. Além do tratamento psicológico, a indústria farmacêutica também oferece opções. Há alguns remédios no mercado que diminuem a vontade de beber.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como parar de beber cerveja, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário

Como parar de beber cerveja
Imagem: Jacqueline Oliveira
Como parar de beber cerveja

Voltar ao topo da página