Como parar de roncar naturalmente

Como parar de roncar naturalmente

Roncar é um dos problemas mais comuns na hora de dormir, trata-se de uma dificuldade para respirar durante o sono produzida normalmente por algum tipo de patologia nasal. Mas o que faz do ronco algo tão irritante é que não afeta apenas quem ronca, como também quem compartilha sua cama, e às vezes quem compartilha sua casa. Se constantemente você escuta queixas a respeito do difícil que é dormir ao seu lado, em umCOMO queremos ajudá-lo, por isso vamos dar-lhe alguns conselhos para que você saiba como parar de roncar naturalmente.

Passos a seguir:
1

É muito importante que você saiba que o ronco não tem uma cura milagrosa, uma vez que se deve a um problema na circulação do ar. Você deve ir ao médico para que ele avalie a situação e determine o motivo do seu ronco.

As causas mais comuns de roncar são:

  • Desvio do septo nasal ou estar deformado.
  • Pólipos nasais.
  • Congestão nasal.
  • Sobrepeso, pois devido ao tecido excessivo do pescoço, as vias respiratórias ficam pressionadas e o ar não passa de forma adequada.
  • Inflamação das adenoides.
  • Consumo de álcool ou medicação para dormir antes de se deitar.

Embora seja importante detetar sua causa, há medidas que pode aplicar em casa para deixar de roncar de forma frequente.

2

O exercício é um grande aliado para diminuir o ronco, principalmente a natação, devido aos seus maravilhosos efeitos nos processos respiratórios. Se você sofre de obesidade é possível que os roncos estejam relacionados com a apneia do sono, razão pela qual perder peso é uma ferramenta vital para diminuí-los e, inclusive, para eliminá-los por completo.

Seguir uma alimentação equilibrada e saudável, aumentar a atividade física e consultar um especialista em nutrição são medidas que lhe podem ajudar a emagrecer.

3

Jantar de forma excessiva e pesada antes de se deitar é um dos principais fomentadores do ronco. Se você quer deixar de roncar ou pelo menos diminuir bastante a frequência dos episódios, evite comer coisas muito pesadas e deitar-se logo de seguida. Depois de um bom jantar, repouse um pouco, caminhe, converse com a família e amigos e espere umas duas horas antes de ir dormir.

4

O álcool também não é um bom amigo, pois com certeza você e seu companheiro(a) terão notado que após uma noite de festa é quase certo que você roncará, por isso se possível evite ingerir bebidas alcoólicas em excesso para conseguir deixar de roncar.

5

Quanto às posições para dormir, para deixar de roncar você deve evitar por completo dormir de barriga para cima, durma sempre de lado. Convém também levantar um pouco a parte onde apoia a cabeça com alguns travesseiros, isto ajudará a diminuir os roncos.

6

Poderá encontrar à venda uns dilatadores nasais ideais para diminuir o ronco. Experimente pois talvez o seu problema nasal seja leve e poderiam ser a solução. Verá como ao usá-los conseguirá dormir muito melhor. Da mesma forma, é recomendável que se compartilha a cama com alguém esta pessoa use tampões para os ouvidos, que conseguem isolar de forma eficaz os sons favorecendo o descanso.

7

Recomendamos que consulte um especialista no caso dos roncos serem muito fortes e constantes, pois estes impedem um correto descanso e uma adequada oxigenação cerebral em virtude dos problemas respiratórios, o que influencia no seu rendimento e energia durante o dia. Além disso, é um problema para seu companheiro(a).

Dica: Acesse também esse artigo e descubra como dormir com barulho - conselhos eficazes!

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como parar de roncar naturalmente, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.