Como parar de tomar remédios tarja preta

Como parar de tomar remédios tarja preta
Imagem: redeto.com.br

Os remédios de venda controlada devem ser tomados apenas com prescrição médica. Além disso, é preciso ter alguns cuidados, para saber como parar de tomar remédios tarja preta de forma adequada. Se você tem alguma dúvida sobre isso veja o que o umComo.com.br tem a dizer sobre o assunto.

Como usar remédio tarja preta

Os medicamentos controlados, popularmente chamados de tarja preta, são fármacos que devem ser tomados somente quando prescritos por um médico especialista. Embora eles devam ser vendidos apenas quando o cliente da farmácia apresenta a receita médica, existem estabelecimentos que vendem ilegalmente esses remédios a pessoas para quem não foi prescrito o seu uso.

Isso acontece para que os remédios controlados sejam tomados apenas por quem realmente precisa deles. Quando o fármaco é ministrado sem prescrição médica ele se torna perigoso, uma vez que provoca uma série de efeitos colaterais, inclusive, a dependência. Além disso, mesmo quem está sendo tratado por um médico deve seguir a dosagem recomendada, caso contrário, pode sofrer dos mesmos problemas.

Dessa forma, parar de tomar remédios tarja preta vai depender do tratamento que o paciente está fazendo com o profissional de saúde. Em geral, é recomendado que o fim do tratamento não ocorra de uma hora para a outra. Ou seja, é mais seguro se o paciente reduzir o seu uso de modo gradual. Em alguns casos, o médico especialista prescreve um medicamento que possua um efeito mais prolongado, caso o outro remédio seja forte e tenha duração menor.

Imagem: nationalelfservice.net

Tratamento com remédio tarja preta

A melhor forma de finalizar o tratamento de remédio controlado é algo que somente o profissional que está acompanhando o quadro do paciente pode avaliar. Quando isso não acontece, quem toma o medicamento por causa de problemas de ansiedade, por exemplo, se interromper o tratamento de repente pode sofrer crises de pânico, parecendo que não pode mais viver sem o remédio.

No entanto, não é isso o que acontece e, sim, a maneira de parar de tomar remédios tarja preta está equivocada. É importante dizer ainda sobre o tratamento com esse tipo de medicamento que o processo de parar de tomar o fármaco pode levar muito tempo, até mesmo um ano. Também vale ressaltar que, hoje em dia, muitas pessoas usam remédios controlados sem prescrição médica, o que chega a preocupar os órgãos de saúde pública. Além de existirem farmácias que vendem de modo ilegal os fármacos de tarja preta, há indivíduos que podem desenvolver dependência ao usar esses remédios de maneira indiscriminada.

É o que acontece com o Rivotril (clonazepam), o Lexotan (bromazepan) e Frontal (alprazolam), ansiolíticos amplamente vendidos ilegalmente. Outro problema é que existem médicos de diferentes especialidades que receitam esses remédios, quando na verdade somente um psiquiatra pode fazê-lo. Especialistas lembram que depressão e transtornos mentais são casos sérios que merecem atenção profissional. Por outro lado, situações de sofrimento, dor e tristeza fazem parte da vida e as pessoas devem saber lidar com elas sem necessariamente fazer uso dos inibidores do sistema nervoso central.

Imagem: vivabem.band.uol.com.br

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como parar de tomar remédios tarja preta, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.