Acalmar a tosse

Como parar de tossir

Ana Lopes
Por Ana Lopes. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como parar de tossir
Imagem: isaudebahia.com.br

Tossir é um ato que incomoda a você e a todos que estão a sua volta. Se a tosse for incessante, pode deixar o momento constrangedor. Mas, nem toda tosse precisa ser inibida, isso porquê ela funciona como um mecanismo de defesa do corpo para limpar as vias aéreas. No entanto, se ela estiver te incomodando, siga as instruções presentes neste artigo em umComo, e sinta o alívio da tosse, podendo voltar a respirar melhor e com tranquilidade. Continue lendo e descubra como parar de tossir.

Índice

  1. Métodos Convencionais
  2. Método não-convencional
  3. Com o auxílio de medicamento

Métodos Convencionais

  1. Beba bastante água - a tosse é motivada pela secura na garganta. O consumo de água, além de auxiliar na liberação de toxinas do corpo, elimina -também - bactérias e alguns vírus nocivos, além de garantir a hidratação de sua garganta.
  2. Ferva paus de canela com um pouco de suco de limão - a canela irá soltar o muco de sua garganta e o limão - por conter vitamina C - irá fortalecer seu sistema imunológico, prevenindo-o de outro acesso de tosse.
  3. Gargareje uma mistura de água e sal - o sal irá desinfetar sua boca e garantirá melhor limpeza da passagem da garganta para que você respire melhor.
  4. Beba uma mistura de água quente com limão e mel (uma colher) ou beba um chá - a quentura do líquido amolecerá o muco da garganta e cortar a tosse.
  5. O mesmo pode ser feito com uma colher de chá de vinagre diluída em um copo d’água - o vinagre funcionará como um antisséptico e anti-inflamatório para a sua garganta.
  6. Mastigue gengibre com sal - isso reduzirá a irritação da garganta.
  7. Faça inalação (aspiração de vapor de água quente) - o vapor umidifica o ar e amolece a mucosa presente em sua garganta. É importante que a inalação seja feita com uma toalha cobrindo sua cabeça e a vasilha escolhida para a inalação.
  8. Mantenha seu ar limpo - o ar poluído com fumaça ou poeira, por exemplo, irá piorar a situação dos seus pulmões e piorar os casos de tosse.
  9. Não pense em deitar - uma vez que deitar irá piorar sua situação. Fique em pé até a crise passar.
  10. Tenha sempre pastilhas para tosse por perto. Elas manterão sua garganta umedecida, além de conter substâncias que trarão alívio para ela.

Método não-convencional

  1. Ao primeiro sintoma da tosse, pare de respirar pela boca e respire somente pelo nariz.
  2. Mantenha a calma e dê um intervalo de 8 segundos entre cada respiração.
  3. Esse processo precisa ser repetido entre 4 e 5 minutos.

Com o auxílio de medicamento

Sabe aquele remédio chamado Vick VapoRub? Comumente utilizado para aliviar os sintomas de gripes e resfriados, ele pode ser um ótimo aliado no alívio da tosse. Mas, não convencionalmente, passando o produto no peito - como indicado na embalagem.

  1. Quando a tosse estiver sem controle, passe um pouco de Vick VapoRub na sola dos pés
  2. Ponha meias (bem grossas), posicione-se confortavelmente e aguarde, pelo menos, 5 minutos.
  3. Se ainda estiver tossindo após esse tempo, caminhe um pouco ainda com as meias.

Pode ser feito com Vick ou com qualquer medicamento similar.

Como parar de tossir - Com o auxílio de medicamento
Imagem: aprendizdecabelereira.com

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como parar de tossir, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Se os sintomas persistirem e caso você esteja liberando muito muco durante a tosse, procure auxílio médico.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
AMARILDO D CARDOSO
remedio caseiro para tosse. ferva uma laranja de fazer doce,corte em quatro e a doce com mel é tiro e queda

Editor umComo.com.br
Oi Amarildo! Muito obrigada por partilhar esse remédio caseiro conosco :)
Alan Penha
Laranja de fazer doce? A que conheço (laranja cidra) é super ácida e deve ser especialmente limpa e curtida por vários dias, nem casca, nem miolo são toleráveis para consumo in natura ou chá podendo até intoxicar. Recomendo especificar melhor essa laranja.
Reinaldo batista
Estou com uma criança de 3 anos com tosse que começou a 4horas e não Sara ..no caso dela o que devo fazer
Imagem: isaudebahia.com.br
Imagem: aprendizdecabelereira.com
1 de 2
Como parar de tossir