Como parar diarreia imediatamente - alívio rápido

Como parar diarreia imediatamente - alívio rápido

Vez ou outra é comum que soframos de diarreia ao longo da vida. A patologia consiste em mal-estar estomacal e evacuações frequentes e menos sólidas, às vezes até mesmo líquidas.

Estresse, má alimentação ou alguma virose podem ser a causa da diarreia, que pode ser tão forte a ponto de interromper o seu dia-a-dia. Felizmente, é uma enfermidade fácil de ser tratada, mas requer dedicação total para uma recuperação de fato. Continue lendo nosso artigo em umCOMO para saber a melhor forma de lidar com a diarreia e como se restabelecer da forma mais rápida possível: como parar diarreia imediatamente?

O que causa diarreia?

A diarreia é uma das várias formas que nosso sistema imunológico trabalha para expulsar qualquer malefício que esteja impedindo nosso corpo de funcionar perfeitamente. As causas podem ser inúmeras, e difíceis de identificar a tempo: seja infecção alimentar, viroses, verminoses ou até bactérias, o resultado é sempre o mesmo - e a forma de tratamento também.

Dentre as várias funções de nosso intestino, uma delas é a retenção de líquidos de tudo que comemos e bebemos. Além desses líquidos, há no intestino os líquidos que ele mesmo produz, secreções como a saliva, suco gástrico, a bile do fígado, o suco do pâncreas e demais líquidos liberados pelas células intestinais. Além disso, nosso intestino também comporta alimentos sólidos, ar deglutido e gases produzidos pela própria flora intestinal.

Em situações normais, as fezes possuem uma proporção ideal de elementos sólidos, líquidos e gasosos e sua liberação é característica: consistência firme, mas macia. A maciez das fezes está diretamente ligada à quantidade de fibras e líquidos que ingerimos.

Alterações no trânsito intestinal rapidamente mudam a consistência das fezes pois, para que estejam firmes, é importante que permaneçam no intestino por tempo suficiente para que o líquido em excesso seja absorvido. Daí, pouco importa qual o gatilho: se foi uma infecção alimentar ou virose, toda diarreia é causada pela deficiência do intestino em absorver a quantidade de líquidos necessária para manter a consistência das fezes.

Como parar a diarreia?

Como existe um excesso de liberação de líquidos pelo intestino, é importante focar em alimentos que restabeleçam o funcionamento da flora intestinal. E, claro, não esquecer de tomar água com frequência para repor a quantidade de líquido que seu corpo está perdendo.

O que é bom para diarreia? Seguem alguns exemplos do que comer em caso de diarreia:

  • Água, água de coco ou soro caseiro para repor os sais minerais perdidos;
  • Legumes e frutas bem cozidos, como abobrinha, batata, maçã e banana;
  • Probióticos;
  • Mingau de maisena;
  • Leites fermentados;
  • Chá preto, chá de camomila ou chá de folhas de goiabeiras.

Lembre-se de evitar alimentos gordurosos, ovos, chocolates, café e bebidas alcoólicas e permanecer em repouso. Em cerca de três ou quatro dias você já vai se sentir melhor da diarreia, pronto para retomar suas atividades.

Dica: Saiba mais sobre o que comer com diarreia no artigo Alimentos para a diarreia.

Remédios para a diarreia

Para além de uma dieta adequada, você também pode recorrer a ervas medicinas e tomá-las em modo de infusão. As seguintes infusões são um excelente remédio caseiro para diarreia:

  • Infusão de tomilho: possui propriedades adstringentes e ajuda a tratar a evacuação frequente e as flatulências;
  • Chá de camomila: ideal para melhorar os transtornos intestinais e pode lhe ajudar a se sentir melhor em casos de dores do estômago, náuseas e possíveis vômitos;
  • Chá de gengibre: alivia cãibras, dores abdominais e trabalha para o bom funcionamento do sistema digestivo;
  • Infusão de erva-doce: melhora a saúde gastrointestinal e é ideal para combater possíveis parasitas que estejam perturbando a flora intestinal bacteriana.

Faça o uso dessas receitas por cerca de duas a três vezes ao dia até sentir melhora na diarreia e observar evacuações mais consistentes.

Se procura um remédio para parar diarreia imediatamente, esses remédios caseiros vão te ajudar bastante:

  • Remédio caseiro com vinagre de maçã: misture de uma a duas colheres de vinagre de maçã orgânico com um copo com água quente e beba a mistura de três em três horas por um dia. Depois disso, beba apenas pela manhã e à noite, até sentir melhora. Caso o gosto do vinagre te incomode, você pode acrescentar mel à mistura ou comprar cápsulas do vinagre de maçã.
  • Remédio caseiro com iodo de alta resistência: esse pode ser um pouco mais difícil de encontrar, mas é igualmente eficaz ao vinagre de maçã, mas, misturado com água, fica bem mais fácil de tomar do que a primeira receita. O iodo é um potente agente contra parasitas e também reequilibra as células do corpo, ideal para aqueles que se desidrataram muito com a diarreia.
  • Remédio caseiro com açafrão: Esse é um ingrediente fácil de encontrar no supermercado por um preço bem em conta, e que algumas pessoas até já tem em casa para usar em receitas. Misture uma colher de chá de açafrão em um copo com água morna e beba. Se preferir, pode acrescentar mel ou iogurte para melhorar o gosto da mistura. Faça o uso dela três vezes ao dia até sentir melhora.
  • Remédio caseiro com canela e gengibre: mais uma receita com ingredientes que você pode encontrar na própria despensa. Misture uma colher de chá de canela em pó e 1/2 de colher de chá de gengibre moído e faça um chá da mistura. Deixe repousar por trinta minutos antes de beber.

Você também pode fazer uso de algum probiótico como o kefir ou de algum remédio como o subsalicilato de bismuto, um bom antiácido e antidiarreico. No Brasil, ele é comercializado com o nome Peptozil.

Leia um pouco mais sobre o kefir em nosso outro artigo: quais são os benefícios do kefir?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como parar diarreia imediatamente - alívio rápido, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Se a sua diarreia está acompanhada de febre e dor abdominal, procure um médico o quanto antes. Pode ser sinal de uma doença mais grave.
  • Se a sua diarreia ultrapassa a margem de três a quatro dias, também é sinal de procurar um médico.
  • Caso você tenha diarreia com frequência, pode ser a hora de fazer alguns exames e ver com exatidão se algo está errado em sua flora intestinal. Procure um médico.
  • O fundamental para sua recuperação é a reposição de água e sais minerais. Não se esqueça disso e não coma alimentos pesados que possam piorar sua condição.